Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Maridos, amai as vossas mulheres

- Publicidade -

Maridos, amai as vossas mulheres

São Paulo caracteriza o matrimônio como um lindo mistério, comparando-o à união de Cristo com sua Igreja: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo também amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de santificar pela palavra aquela que ele purifica pelo banho da água. Pois ele quis apresentá-la a si mesmo toda bela, sem mancha nem ruga ou qualquer reparo, mas santa e sem defeito. (Ef 5,25-27).

Homem, você não se casou apenas para ser feliz nessa vida, nem mesmo para ter filhos e netos. O sacramento do matrimônio vai muito além disso. Deus tomou uma de suas filhas, amada, escolhida, e confiou a você!

O propósito de Deus é que você se gaste no amor, na dedicação, no sacrifício, na entrega por sua esposa, a ponto de entregá-la para Deus santa, sem mácula e irrepreensível, como nos diz a Palavra de Deus. Portanto ame sua esposa como Cristo amou a Igreja.

O matrimônio tem uma realidade sobrenatural: é um mistério no qual o marido forma sua esposa à imagem de Deus, com a cooperação do Espírito Santo. Como um artista que entalha a madeira para fazer uma linda imagem, o esposo modela sua esposa para transformá-la numa nova criatura para Deus.

É uma obra linda, que ocupará a vida inteira, por isso mesmo não pode ser interrompida. Marido, Deus lhe confiou uma obra-prima e Ele conta com você. Não pare, não desista! Você precisa levá-la até o fim.

Foi isso que Deus quis dizer ao primeiro casal humano quando lhe deu esta ordem: “Sede fecundos e multiplicai-vos” (Gn 1,28). A primeira dimensão do casamento é o crescimento mútuo do casal, realizado pela força do amor que os une. Fazer o outro crescer e ser melhor em tudo que for possível deve ser a mola propulsora do amor conjugal; sem isso, o casamento cai no vazio, na monotonia. Ninguém pode ajudar tanto a esposa senão o marido, que a ama, e vice-versa; nem mesmo um padre, um médico ou um psicólogo seria capaz.

Marido, Deus pode refazer seu casamento, mesmo que você tenha errado no primeiro momento. O homem assume verdadeiramente seu papel quando reconhece o erro e muda de atitude. Dobre seu orgulho e reconstrua seu casamento. Talvez você tenha que suar bastante, por ter ferido seriamente sua esposa e filhos. Não será tarefa fácil! Você terá de reconquistá-los com uma nova vida, um novo amor dedicado a eles, e isso só é possível com a graça de Deus. Faça sua parte, “mude para valer” seu relacionamento. Não ponha tudo a perder.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP). É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 48 livros, Cd´s e DVD´s, além de várias palestras em áudio e vídeo.

Maridos, amai as vossas mulheres

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.