Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

A Novena sem Igreja

- Publicidade -

A Novena sem Igreja

Para os católicos de Dourados, no ano de 2014, as celebrações do novenário da sua Padroeira, a Imaculada Conceição, não serão realizadas no Templo Catedral, devido a ampla reforma pela qual está passando.

Durante 10 meses as celebrações litúrgicas serão realizadas no Salão ao lado, porém o mais importante é o espírito missionário que se estabeleceu nos fiéis, especialmente, nas lideranças. Aproximadamente 200 pessoas concluirão amanhã, 29 de novembro, início da Novena, as visitas a todos os ambientes do território paroquial.

Ouvi muitos relatos cheios de emoção e alegria dos visitadores, que estão preparando um panorama eclesial da nossa realidade eclesial. Todos os dias chegam as mais variadas experiências da acolhida dos fiéis que, sedentos querem ouvir a Palavra de Deus e desejam ser ouvidos pela Igreja.
Neste espírito, o Templo não perde sua importância, porém o verdadeiro templo é a pessoa, filha de Deus, que o acolhe no coração, que celebra em espírito e verdade. É o intuito da Festa que amanhã iniciaremos, concluindo-se dia 8 de dezembro, feriado municipal.

A Novena, como sempre, será para louvar e agradecer a Deus pelos benefícios que Ele nos concede cotidianamente, através do dom da vida e do ser cristão, a exemplo de Maria, Mãe de Jesus, grande discípula-missionária, seguidora do projeto do seu Filho. Cada noite será recordada uma realidade presente na nossa cidade de Dourados, por isso, convidamos os diversos segmentos sociais a verificar qual seu dia.

O convite se estende para a já tradicional realização da Festa Social que, neste ano acontecerá no Salão da Paróquia São Carlos, na Rua Hayel Bom Faker. Na noite do dia 5 de dezembro, após a missa, no Salão da Catedral, Dr. Odilon de Oliveira, Juiz conhecido pelo combate ao narcotráfico, fará uma palestra sobre o “Crime organizado e tráfico humano”, fechando nossas reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2014, que tratou deste tema.
A programação do dia 8 de dezembro esta permeada de atividades, começando às 05h30 com repique de sinos e fogos de artifícios nas igrejas católicas da cidade, seguidos de um café da manhã, às 6h30 na Praça Antônio João. Durante todo o dia as pastorais e movimentos se revezarão na adoração e recitação do terço, na Capela da Igreja, às 18h, início da Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, em frente à Catedral. A procissão luminosa acontecerá logo após a missa, pelas ruas mais próximas.
Agradecemos a colaboração de muitas pessoas, desde autoridades, e de muitos católicos que, assumiram a missão de fazer uma IGREJA VIVA, visitando, acolhendo, anunciado, ajudando com trabalho e financeiramente. Todas estas atividades, também a celebração da Novena é para despertar nos corações o ardente desejo de amar a Cristo, por meio dos irmãos. Por isso, o início da Novena será marcado pela inauguração da Casa Irmã Dulce, que tem a finalidade de acolher algumas pessoas que trazem seus parentes para hospitais de Dourados, não tendo onde pernoitar e recursos para arcar com as despesas, dormem nos corredores ou foras dos hospitais.

Portanto, será uma pequena inciativa para os mais pobres, e quer significar que a oração sem a caridade é morta. Celebrar, fazer festa, exige amor concreto aos irmãos.

Aos católicos deixo o convite para as celebrações. O feriado existe para festejar o Cristo, a Mãe deseja que Ele seja o grande centro da nossa existência. Assim, ela mesma se expressa: “Aqui tens a serva do Senhor. Que sua Palavra se cumpra em mim” (Lc 1, 38). Que se cumpra igualmente em nós.

Pe. Crispim Guimarães

Pároco da Catedral de Dourados

A Novena sem Igreja

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.