Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Artigo Pe. Crispim : Catedral de Dourados, um patrimônio da cidade

- Publicidade -

Artigo Pe. Crispim : Catedral de Dourados, um patrimônio da cidade

Nas cidades da Europa e da América, as Igrejas sempre foram destaques através da arquitetura e símbolos religiosos, por isso, a maioria fica no centro da “Urbis”, muitas são imponentes, representando estilos característicos da época de cada construção. Dourados tem sua Catedral no centro da Cidade. O atual prédio começou a ser construído na década de 60 e já passou por algumas reformas necessárias a sua manutenção.

No dia três de agosto, depois do almoço festivo, alusivo ao dia dos padres e pais, às 19h celebraremos a missa em ação de graças que dará início a Reforma da Catedral, prevista para acontecer em 10 meses, também na ocasião Pe. Leão Pedro será incardinado à nossa diocese.

Esta reforma constará da troca do telhado, forro, reparos nas paredes, troca do vitral da frente, três vitrais que ladeiam o altar (receberão os brasões dos últimos três bispos, sendo que só dois têm brasões), o coro terá o piso trocado e melhorado para receber pessoas durante as missas, será também colocado um revestimento de pedras nas paredes para evitar sujeira, não necessitando pintura a cada dois anos.
Portanto, pelo histórico, a Catedral de Dourados sofreu uma reforma entre 10 e 15 anos, isto faz sua manutenção bastante dispendiosa para os fiéis. O ideal é que as reformas não sejam feitas antes de 30 anos. Eis o primeiro motivo, fazer uma reforma duradoura na NAVE da Igreja. Além da dimensão estrutural, o som será digital para corresponder as necessidades do templo, será preciso a construção às normas de segurança. Não podemos esquecer que Dourados é uma cidade grande e bonita, a Catedral está situada num ponto estratégico da mesma, requer que sua Igreja Mãe corresponda aos novos tempos. Não será uma Igreja luxuosa, mas adequada para a sua condição de Catedral. O povo merece!

As obras serão executadas pela empresa, Zanon & Zanon & Cia Ltda, que trabalha quase que exclusivamente com igrejas. Esta empresa é a mesma que está terminando a Igreja de Laguna Carapã, e tem um leque de grandes construções e reformas de outras igrejas, inclusive catedrais como a de Porto Alegre e Toledo, entre outras. Para uma Igreja tão complexa pela sua arquitetura, faz-se necessário levar em consideração características próprias: arquitetura, estilo, sonorização, pinturas…

Sua realização será fruto da participação dos fiéis, paroquianos da Paróquia Imaculada Conceição e de tantas outras pessoas que participam e amam esta Igreja Catedral, assim como de empresas que desejarem participar. No entanto, o mais importante é que todos os católicos vejam a reforma como a melhora da sua própria casa, como responsabilidade de todos e não só de uma pequena parcela, afinal todos desfrutam dela, nela acontecem os eventos mais significativos da cidade de Dourados (incluindo as celebrações ecumênicas de formatura de dezenas de jovens universitários) e outros eventos de toda a Diocese, composta por 17 municípios e 35 paróquias.

Quem colaborar vai demonstrar uma fé mais consciente, contribuirá com a cidade, fazendo da Catedral um cartão postal mais bonito do que já é e, seu nome será inscrito na Novena da Imaculada, que já acontece todos os meses, tendo como dia principal, o dia 8 de cada mês, para valorizar a Padroeira da Cidade, não deixando sua comemoração somente para o dia 8 de dezembro.

Confiando na Providência Santíssima e na intercessão da Imaculada Conceição que é a padroeira da cidade de Dourados, a quem este Templo é dedicado, apresentamos desde já nossos agradecimentos, nosso muito obrigado a você, que certamente irá colaborar para que este sonho se torne realidade. Portanto, valorize e ajude a conservar a “Casa de Deus”, que você e a geração vindoura irão usufruir nestes tempos hodiernos e nos tempos futuros. Confiantes na generosidade do povo douradense, clamamos as bênçãos de Deus por intercessão da Imaculada para você e toda sua família. Deus lhe pague!!! Deus lhe abençoe!!!

Pe. Crispim Guimarães

Pároco da Catedral de Dourados

Artigo Pe. Crispim : Catedral de Dourados, um patrimônio da cidade

Pe. Crispim GuimarãesPároco da Catedral de Dourados

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.