Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Em breve uma Nova Catedral

- Publicidade -

Em breve uma Nova Catedral

A Catedral de Dourados completará em oito de dezembro, 55 anos. Neste período sofreu algumas intervenções para adequá-la às necessidades de cada época.

Agora não é diferente, inicialmente a atual reforma tinha como objetivo principal atender as normas de segurança, sobretudo, depois do incêndio que ocorreu em Santa Maria, RS, matando inúmeros jovens. Embora o nosso público seja completamente diferente, isso não garante que acidentes não aconteçam.
Havia também a necessidade de trocar o forro e com ele o telhado. Contudo, pensando na importância da Igreja Mãe da diocese de Dourados, o Conselho da Paróquia, juntamente com alguns padres e o próprio bispo, quis fazer algo mais amplo. Por dentro, só o piso ficaria sem reforma, mas como o projeto dos bombeiros é mais viável por baixo do piso, foi decidido que também ele será trocado, assim, dentro da igreja tudo será modificado, exceto os mosaicos, que – diga-se de passagem, é uma obra de arte.
Transcorreram mais de sete meses de obras, que só acontecem porque o povo de Dourados, dos mais variados segmentos, tem contribuído fielmente. Pessoalmente, fui surpreendido pelo amor dos douradenses pela sua Catedral. Obviamente, continuamos precisando da ajuda de todos, especialmente agora, porque o piso elevou o orçamento.

Dia 13 de junho, faremos a reinauguração formal, mas teremos que continuar mais algumas semanas trabalhando em muitos detalhes. O motivo da continuidade da obra para além desta data, acontecerá porque o reboco das paredes necessitou ser totalmente refeito, atrasando em aproximadamente um mês a reforma.

Há uma preocupação da empresa e do Conselho Paroquial de realizar um serviço de qualidade, por isso, continuará um pouco mais para garantir que o investimento, por sinal, bastante vultoso, não seja desperdiçado.

No dia da reinauguração teremos a presença do representante do Papa no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, que presidirá missa dentro da Catedral, às 19h. Sua presença entre nós trará consigo a proximidade do Papa Francisco, fazendo aumentar a nossa responsabilidade cristã de construirmos uma Igreja sempre mais aberta e acolhedora.

A reinauguração do Templo não significa que a Paróquia Imaculada Conceição está mais preocupada com as “paredes” que com os corações. Por isso, neste período de reforma, a Catedral quis ainda mais cuidar do templo da vida, representado nos irmãos que sofrem. Para tanto, construiu e sustenta a “Casa Irmã Dulce I”, e no mesmo dia 13 de junho, inaugurará, em parceria com as Irmãs de São José de Chambèry, a “Casa Irmã Dulce II”, para atender muito mais irmãos que trazem seus familiares para os hospitais e, esses mesmos familiares, não têm onde pernoitar e fazerem as refeições da noite e da manhã.
Além disso, a Igreja não pode ficar restrita ao templo, deve encontrar os fiéis nas casas, ambientes de trabalho, através de suas pastorais e serviços. Por isso mesmo, as pastorais estão convocadas para um novo modo de agir. O batismo faz sua preparação nas residências, conhecendo os familiares, os noivos são preparados por casais de modo personalizado, os Ministros da Palavra, aos poucos estão atendendo algumas empresas no centro da cidade.

As visitas realizadas no final de 2014, nas 96 quadras que compõem o território paroquial, serão repetidas na segunda quinzena de maio. Queremos também realizar uma semana de festas na frente da Catedral, de 5 a 12 de junho, com shows culturais, barracas, e no dia 4, realizaremos 24h de Adoração ao Santíssimo, concluindo as visitas missionárias.

Assim, é possível dizer que teremos uma Igreja nova, porque não só as pedras do Templo serão trocadas, mas os corações de pedras são chamados a mudarem, sempre em direção a Cristo.

Em breve uma Nova Catedral

Pe. Crispim Guimarães - Pároco da Catedral Imaculada Conceição

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.