Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Loteamento político e eleições 2014

- Publicidade -

Os antigos gregos conhecidos como filósofos, sobretudo Sócrates, Platão, Aristóteles, Péricles e Demóstenes, foram e ainda são figuras singulares na formação do conhecimento, eram versados na arte da política. Porém, arte aqui não se refere a representação, ao teatro, em desempenhar papéis não reais. Entendiam a política como uma ciência superior, determinante para qualquer organização social. Aristóteles a chamava arte de governar a cidade (pólis).

Foram estes gregos os pais da democracia, no século IV a. C., embora não seja perfeita, mas certamente a “menos ruim” dos sistemas políticos. Ao longo dos séculos foi interpretada pelas ideologias, mas sua origem reporta ao bem comum.

O Brasil voltou à democracia, ainda sem o voto direto para presidente, em 1985. Sua história tem momentos recorrentes entre democracia e ditadura. As democracias novas sofrem para se firmarem como sistema, a nossa ainda é uma adolescente. Ao longo destes 29 anos vimos de tudo no que se refere aos partidos políticos.

Este pleito eleitoral está revelando uma dolorosa situação. Embora estejamos numa democracia, os interesses partidários e projetos de poder e não projetos de nação, sobrepõem-se à ética e aos programas de governo. Para melhor compreensão volto a alguns momentos das últimas três décadas.
Nas primeiras eleições democráticas surgiu o caçador de marajás, Collor de Mello, prometeu moralizar o país criticando o Governo Sarney, ao seu entorno muitos grupos se alinharam, sua queda levou ao poder seu vice, Itamar Franco, substituído por Fernando Henrique Cardoso, que se aliou logo aos setores mais reacionários da nação, entre eles Antônio Carlos Magalhães, e o próprio Sarney, ambos da antiga Arena. No Governo de FHC, no entanto, foram criados alguns dos programas sociais ainda hoje levados em frente, como os programas Bolsa Alimentação e Bolsa Escola, em 2001, Vale Gás, no início de 2002, o cadastro unificado criado em 2001e a Bolsa Família, criado por decreto de 2004 já no Governo Lula, como unificação dos outros programas. Também foram assentadas várias famílias no programa de Reforma Agrária, os governos Lula e Dilma continuaram .

Os Governos Lula e Dilma prometeram a moralização da política, assim como os Governos Collor e FHC, quem não se lembra quando Lula disse que os programas sociais de Fernando Henrique eram eleitoreiros? Seu partido votou contra os programas sociais em 2001, classificados como esmolas (veja: YouTube: Lula e o Bolsa Família). Votou contra a reeleição, hoje a defende. Por outro lado o PSDB criou o imposto sobre o cheque para bancar a saúde, o CPMF, o PT foi contrário, depois tentou recriá-lo e o PSDB se colocou contra.

Neste ano eleitoral as alianças partidárias revelam exatamente a que ponto chegamos, ou fazem nos questionar se o que vemos hoje, algum dia foi diferente? O PMDB esteve no poder com Sarney, ex-PDS, foi base de apoio a FHC, depois passou apoiar Lula e Dilma, o PT se aliou ao PMDB de Sarney, antes considerado pelo partido como uma das piores pessoas da política brasileira (veja: YouTube: Lula – Antes e depois do poder).
Agora, Paulo Maluf é aliado do Governo, já foi do PSDB, em alguns lugares o PCdoB é aliando do DEM, em Goiás, o “deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), a deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) e o ex-governador Iris Rezende (PMDB) podem formar, neste ano, a aliança mais esdrúxula da história”.

Alguém pode imaginar? O PSDB foi aliado do PT em 2004 elegendo mais de uma centena prefeitos, Sarney virou “santo”, o Partido de Eduardo Campos, PSB, é permeado de membros que vieram do DEM, isto é, liberais que agora são socialistas. A Senadora Kátia Abreu, ferrenha defensora do agronegócio é da base de sustentação política do Governo Dilma, que se diz socialista.

É triste, mas a política virou um “saco de gatos”, como podemos pedir as bases, pedir para o povo ter ética? A promiscuidade política nos envergonha! Um “pouquinho” do Evangelho dentro da política bem que ajudaria.

Pe. Crispim Guimarães

Pároco da Catedral de Dourados

Loteamento político e eleições 2014

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.