Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Mato Grosso do Sul, uma Igreja Missionária

- Publicidade -

Mato Grosso do Sul, uma Igreja Missionária

Fonte: Pe. Crispim Guimarães dos Santos
Assessor de Comunicação e Coordenador de Pastoral da Diocese de Dourados

A Igreja Católica, com o advento da Conferência de Aparecida, em maio de 2007, tem se empenhado na dimensão missionária. Desde então, muitos foram os simpósios, cursos e formações para amadurecer a ideia de “Uma Igreja de Batizados a uma Igreja de Evangelizados”, já que batizados são muitos, mas evangelizados, seguidores realmente apaixonados por Jesus Cristo, são poucos.

Neste processo novo e encantador, a Regional Oeste 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) , composta pelas seis dioceses do Mato Grosso do Sul, realizará, de 23 a 26 de setembro, uma grande conferência de estudo, avaliação e planejamento, com a presença de todos os municípios e paróquias do nosso Estado, na cidade de Dourados, agraciada com este presente.

É com muita alegria e carinho que a Diocese de Dourados está se preparando para acolher os “delegados” paroquiais. Cada paróquia da cidade de Dourados receberá um grupo temático, 11 ao todo, e no colégio Imaculada Conceição, acontecerá o trabalho com o tema central “A Igreja do MS na missão permanente” e lema “De Batizados a uma Igreja de Evangelizados”. Nossa Programação é extensa e densa, pois serão quatro dias tratando de assuntos relacionados à Igreja e à sociedade.

Quinta-feira (23): Missa de acolhida, às 19h, aberta ao público, no Colégio Imaculada e hospedagem dos congressistas nas casas de famílias voluntárias. Sexta-feira (24): encontros temáticos com assessores nas paróquias e, à noite, celebração missionária com o assessor na paróquia anfitriã. Sábado (25) às 6h40: encontro dos missionários no Cruzeiro Central da Cidade e caminhada até o Colégio Imaculada Conceição; 7h00: Missa; em seguida, apresentação dos estudos da sexta (dia 24); 14h: Missão nas paróquias; 20h: Noite Cultural no Colégio Imaculada.

Domingo (26): às 8h00: início dos trabalhos no Colégio. Apresentação do Tema e Lema em consonância com as conclusões dos trabalhos da sexta-feira. Às 11h00, Missa Conclusiva e envio (momento aberto ao público).

Temas a serem estudados nestes dias:

  1. Missão e Iniciação Cristã (catequese).
  2. Missão e Pequenas Comunidades (CEBs).
  3. Missão e Igreja Ministerial.
  4. Missão e perfil do presbítero e da Vida Consagrada no Regional.
  5. Missão e Infância Missionária.
  6. Missão e Juventude Missionária.
  7. Missão e Pastoral Social.
  8. Missão junto aos povos Indígenas.
  9. Missão e Cultura Afro-brasileira.
  10. Missão e Meio Ambiente. Este tema está ligado à Campanha da Fraternidade 2011.
  11. Missão e Educação Religiosa. Tendo em vista o Acordo Brasil – Santa Sé, que prevê o Ensino Religioso também nas escolas públicas. Este último é aberto, sobretudo, aos educadores.

Estes temas serão trabalhados por assessores, a maioria da CNBB Nacional, portanto, de Brasília e São Paulo. As lideranças podem entrar nas diversas oficinas, desde que estejam vinculadas a suas paróquias com os trabalhos pastorais e/ou sejam participantes efetivos de movimentos.

Porém, é bom ressaltar que algumas oficinas são de ordem polêmica e muitas pessoas que se omitirem na participação, depois, quando saírem manifestos sobre tais temas, não devem acusar a Igreja de falar a favor ou contra alguém. Por exemplo, em questões relativas ao meio ambiente, aos povos indígenas e afros, todos os que concordam ou discordam e que são lideranças em suas paróquias deveriam participar ativamente das discussões, contribuindo de modo amplo nas temáticas.

Esclarecendo melhor: ninguém pode participar se não estiver previamente inscrito.

Clique aqui e Siga a Rádio Coração no Twitter

Mato Grosso do Sul, uma Igreja Missionária

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.