Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

O Papa Francisco e a Copa

- Publicidade -

O Papa Francisco e a Copa

Um dos motivos das grandes manifestações ocorridas no país, nas últimas semanas, foram os gastos excessivos utilizados na construção dos Estádios para as copas das Confederações e do Mundo, diga-se de passagem mais de trinta bilhões de reais.

No mês de julho, o Papa Francisco, o primeiro Papa Americano, participará da Jornada Mundial da Juventude, JMJ, além de uma breve estada na cidade de Aparecida do Norte, dia 24 de julho, onde eu e alguns paroquianos, da Catedral de Dourados estaremos presentes.

Infelizmente pessoas e meios de comunicação, começam a tratar o assunto na mesma lógica da Copa, pois serão empregados cento e dezoito milhões de reais com a sua visita. Vamos aos fatos. Esta quantia inclui diversos outros serviços para os inúmeros visitantes do mundo todo que estarão presentes no Rio de Janeiro. A cidade de Madrid, Espanha, onde foi realizada a última JMJ, em 2011, teve um aporte de recursos na ordem de mais de um bilhão de reais e gastou duzentos e cinquenta milhões, observe bem, no mínimo setecentos e cinquenta milhões ficaram para a cidade.
É importante ainda recordar que o carnaval, geralmente, proporciona entradas de cerca de seiscentos milhões na cidade do Rio de Janeira, e é um evento onde se gasta exorbitantes quantias em divulgação, no Brasil e no mundo. Na JMJ, o Governo e a Prefeitura não gastarão um centavo em propaganda, a Igreja levará seus fiéis sem esse ônus.

As paradas da diversidade quanto gastam dos cofres públicos? Na última, ocorrida em São Paulo, a cantora Daniela Mercury ganhou dos cofres públicos da Bahia, cento e vinte mil reais para cantar no evento da capital Paulista, só ela, dinheiro de um Estado (Bahia) da federação gasto em outro (São Paulo).

Na JMJ 2013, a cidade do Rio de Janeiro poderá receber recursos de mais de dois bilhões de reais. Qual evento oferecerá lucros tão abundantes, com pouco gasto para o país como esse? A Copa? A Olimpíada?

Existem outros fatores que precisam ser analisados igualmente. O Papa é chefe de Estado, e o Brasil mantém relações diplomáticas com o Vaticano, quando o Presidente dos Estados Unidos visitou o Brasil, foram gastos milhões de dólares só em segurança, com outros chefes de Estado também, no entanto, o Papa além de trazer recursos para o país, como mencionei acima, trará algo muito mais importante: uma mensagem de paz e esperança para milhões de jovens e famílias que estarão na capital fluminense e para todos os brasileiros católicos (mais de cem milhões de pessoas), assim como para os demais.

Se algumas pessoas não concordam com a visita do Papa, é um direito que têm, vivemos num país democrático e plural, mas exatamente por isso, os cristãos católicos, têm o direito de participar de eventos religiosos que os representem e de receber aquele, que segundo a nossa fé, conduz o rebanho em nome de Cristo. Da mesma forma, acredito que aqueles que não comungam da mesma fé, estando bem informados do que acontecerá neste evento católico não precisam se deixar levar por outros que querem manchar este momento bonito e único que o Brasil viverá por ocasião da festa da Juventude. Aliás, é interessante saber que muitos jovens estrangeiros e de outros estados brasileiros se hospedarão em casas de irmãos evangélicos, que abrirão seus lares para receber Jesus que vem no coração de cada jovem: “Quem vos acolhe, a mim acolhe” (Lc 9, 48).

Não esqueço um fato, quando em 2011 dirigia-me de Dourados a Campo Grande, onde embarcaria para Madrid encontrei um pastor douradense, que me disse: “se encontrar o Papa, diga-lhe que mandei um abraço, um abraço de um irmão que acredita em Cristo, como ele”. A JMJ costuma despertar nas pessoas sentimentos, de paz, de fraternidade e fé. Não é comum o contrário, nunca soube de badernas, vandalismos e desrespeito ao próximo. Vale ressaltar que a Diocese de Dourados estará presente com aproximadamente mil jovens.

Pe. Crispim Guimarães

Pároco da Catedral de Dourados

[email protected]

O Papa Francisco e a Copa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.