Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Pedal Cristo

- Publicidade -

Pedal Cristo

No próximo 1º de junho, Dourados realizará o seu segundo Pedal Cristo, evento criado pela Comunidade Canção Nova no Nordeste, que se estendeu pelo país afora e chegou a nossa cidade.

Entre nós, o evento é um misto de lazer, esporte e, sobretudo, conscientização sobre o ciclismo e trânsito, fatos sociais que não podem passar despercebidos. Por isso, com a ajuda do Detran de Campo Grande e do Governo do Estado, confeccionamos cartazes, panfletos e camisetas, envolvendo também o Detran de Dourados, a Agetran e outros órgãos, para que os usuários de bicicletas se conscientizem que este é um transporte alternativo não poluente, gasta pouco, mas que seu uso precisa ter regras, para não provocar acidentes, assim como, conscientizando os demais usuários de automóveis, para que não desrespeitem o ciclista, no seu direito de locomoção.

Contudo, a condução deste evento – com seus muitos parceiros, é de responsabilidade da Igreja Católica, especialmente da Paróquia Catedral, que por sua vez, também quer trazer a problemática do Tráfico Humano, tema da Campanha da Fraternidade de 2014, discutindo além das paredes dos nossos templos ou de umas poucas repartições. Com este intuito, serão feitas paradas com apresentações teatrais e danças onde esta realidade trágica será refletida.

Sabe-se que um dos grandes mercados financeiros de enriquecimento ilícito é o Tráfico de Pessoas, rendendo bilhões de dólares aos criminosos, que usam o ser humano para a retirada de órgãos, exploração de trabalho escravo, prostituição, como mulas do tráfico de armas e de drogas, etc. Ao levar esta realidade para a rua, queremos popularizar a reflexão e denunciar de modo comprometido, o quanto cada pessoa precisa ajudar esta causa.

No trajeto, que percorrerá a Marcelino Pires, saindo da Catedral até o shopping, de lá até o Parque do Lago, retornando à Catedral, um Trio Elétrico fará a animação musical, além de reflexões que recordem o tema, de forma descontraída será uma maneira de imprimir também a conscientização. No percurso, a organização distribuirá água, barras de cereais e frutas. Deixamos aqui o convite para quem desejar ajudar.

Embora este evento seja uma iniciativa da Igreja Católica tem a finalidade de chamar à responsabilidade toda a sociedade para o trânsito e o tráfico que ferem e matam. Não seria verdadeiramente Igreja se também não se inserisse no social, no sofrimento da população, porque não tocaria as chagas de Cristo. A Igreja Católica quer evangelizar sim, com o Pedal, mas uma evangelização contemporânea, olhando a vida dos que sofrem.

Disseram-me outro dia que os padres têm como finalidade levar as almas para o céu, é verdade – em parte, porque o Evangelho diz que Jesus “veio para que todos tenham vida, e a tenha em abundância”, portanto, a vida eterna não teria sentido sem a preocupação com a vida terrena, seria uma contradição.
Para este momento de descontração, fé e compromisso social, contamos com a presença da família douradense, com as empresas, com a Prefeitura, com as igrejas: paróquias (católica) e comunidades evangélicas.

O início da programação será às 14h em frente à Catedral, na Praça Antônio João, quando teremos a celebração da Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Redovino Rizzardo. Sua presença e colaboração farão o evento mais bonito, além de fazer crescer a consciência de que a vida é o maior dom que Deus nos concedeu.

Adquira sua camiseta, que ajudará a saldar as despesas e contribuirá com o visual do acontecimento.
Desde já, nosso muito abrigado.

Pe. Crispim Guimarães

Pároco da Catedral de Dourados

Na edição do ano passado centenas de fiéis participaram do 1º Pedal Cristo (Fotos: Franz Mendes) Foto : Dourados Agora

Pe. Crispim GuimarãesPároco da Catedral de Dourados

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.