Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Romaria do Coração do Filho e Novena da Mãe

- Publicidade -

Romaria do Coração do Filho e Novena da Mãe

Hoje, 27 de junho, a Diocese de Dourados celebra seu Padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus. No dia 15 de junho de 1957, juntamente com Campo Grande, o Papa Pio XII, desmembrava o território de Corumbá, criando duas novas dioceses. Às estas terras deu como Padroeiro o coração do Salvador.

As palavras “espiritualidade” e “coração” nos remetem ao íntimo de Jesus e a imergir no mistério do Amor de Deus. Ser devoto da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus é ultrapassar toda a inteligência humana, é “saborear internamente” o dom da sabedoria que vem do Espírito Santo. “A contemplação do Coração de Jesus Transpassado é imprescindível a todo Cristão”, escreveu o Papa Emérito Bento XVI. Jesus manso e humilde de coração, deseja que toda a Igreja aprenda dele como agir, falar e viver.

Diz Jesus: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de Coração.” Nesta escola de espiritualidade, podem se matricular santos e pecadores, através da demonstração do amor apaixonado de Deus por nós, e que faz nos apaixonarmos por Ele. “De seu Coração aberto jorrou para nós a água da vida e o sangue da Eucaristia, não para nossa tristeza, mas para alegria nossa”. O Concílio Vaticano II diz que a expressão “Coração de Jesus é a própria Pessoa de Jesus, o seu aspecto mais nobre, mais atraente : o AMOR, síntese e foco unificador de toda a vida, de toda a obra e de toda a Pessoa de Jesus”.

Com esta maravilhosa espiritualidade é que hoje, 27 de junho, celebraremos a Solenidade do Coração de Jesus na Catedral de Dourados, às 15h, quando o Bispo Diocesano presidirá a cerimônia litúrgica, e no domingo, dia 29 de junho, participaremos da 15ª Romaria do Sagrado Coração de Jesus, no Santuário Diocesano da Vila São Pedro.

Neste ano, a Diocese oferecerá aos fiéis mais um belíssimo espaço celebrativo, com a inauguração do Centro de Espiritualidade Dom Redovino Rizzardo, ao lado da Ermida de Nossa Senhora Aparecida no Santuário, fruto da generosidade de muitos fiéis, paróquias e do empenho do Bispo Diocesano. Quem passa pela Vila já percebe as mudanças que deixaram o ambiente muito atraente, revelando um lugar de paz e oração.

Aliás, a Diocese tem trabalhado muito para oferecer aos diocesanos espaços físicos que levem à contemplação, o ambiente é reflexo do coração que reza, ao mesmo tempo deve revelar o que somos e o que desejamos ser.

Também a Catedral Diocesana Imaculada Conceição, depois de passar por uma avaliação estrutural percebeu que necessita urgentemente de uma reforma, sobretudo no telhado e forró, já comprometido por causa das chuvas, aproveitando-se destes aspectos ela sofrerá uma intervenção mais ampla, com o intuito de corresponder à dignidade da Cidade e da Diocese, e obviamente de ser um lugar seguro, que não precise outra reforma daqui a 10 anos.

Assim como o Santuário teve sua estrutura física trabalhada e adequada desde o ano 2000, conjugando as reformas das estruturas materiais, igualmente foi proporcionado o aperfeiçoamento dos corações pela vivência da espiritualidade do Coração de Jesus; na Catedral não será ser diferente. Portanto, a partir do dia 29 de junho, começaremos a Novena da Imaculada Conceição, que culminará com a celebração do dia da Padroeira de Dourados, a partir de julho, todo dia 8 de cada mês. Os nove dias que antecedem cada dia 8, será celebrada a Novena no final das missas, com pedidos de graças particulares e pedindo pela Reforma da Catedral, que terá início no mês de agosto. Desta forma, desejamos criar uma tradição para que a Imaculada Conceição possa interceder ainda mais por todos os seus devotos e pela nossa cidade, para não celebrarmos a nossa Padroeira somente no dia 8 de dezembro.

Acredito que esta Novena levará cada vez mais fiéis a amar a Deus, através do Coração de Jesus, porque Maria não quer nada para si, tudo nela é para Deus.

“Coração de Jesus: temos confiança em Vós”! “Imaculada Conceição: rogai por nós!”

Pe. Crispim Guimarães

Pároco da Catedral de Dourados.

Romaria do Coração do Filho e Novena da Mãe

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.