Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Cristãos do Oriente Médio tem papel insubstituível, afirma Papa

- Publicidade -

Cristãos do Oriente Médio tem papel insubstituível, afirma Papa.

Leonardo Meira
Da Redação

Foi em grego – língua nativa do Chipre – que Bento XVI fez a primeira saudação de sua viagem apostólica ao país do Mediterrâneo. “Χαίρετε! Ειρήνη μαζί σας! [Saudações! A paz esteja convosco!]”.

Ao destacar que o país encontra-se na encruzilhada de culturas, religiões e histórias, o Papa falou sobre a escolha do país como cenário de publicação do Instrumentum Laboris, documento de trabalho tendo em vista a Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, que será realizada no Vaticano entre 10 e 24 de outubro, com o tema A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho:

“Chipre é, por isso, um lugar apropriado para lançar a reflexão da nossa Igreja sobre o papel da secular comunidade católica do Oriente Médio, nossa solidariedade com todos os cristãos da região e nossa convicção de que eles têm um papel insubstituível no apoio à paz e reconciliação entre os povos”.

Acesse
* Discurso de Bento XVI na chegada ao Chipre
* Site oficial da visita do Papa ao Chipre
* Conheça o programa e os locais da visita

A chegada de Bento XVI ao Chipre aconteceu no aeroporto internacional de Paphos, às 14h (em Chipre – 8h em Brasília).

O Santo Padre lembrou a recente entrada do país na União Europeia, esperança de prosperidade para a nação.

“Tendo entrado recentemente na União Europeia, a República do Chipre começou a sentir os benefícios dos intercâmbios econômicos e políticos com outros Países Europeus”, destacou, esperando que os outros países europeus também sejam enriquecidos pela herança cultural e espiritual do Chipre.

Bento XVI afirmou que chega ao país como “peregrino e servo dos servos de Deus”, saudando os irmãos ortodoxos através do líder religioso Sua Beatitude Crisóstomo II.

“Como sucessor de Pedro, venho de modo especial saudar os Católicos do Chipre para confirmá-los na fé (cf. Lc 22, 32) e encorajá-los a serem exemplares, tanto como cristãos quanto cidadãos, e a viverem plenamente o seu papel na sociedade em benefício seja da Igreja, seja do Estado”.

Por fim, o Papa recomendou sua peregrinação a Maria e à intercessão dos apóstolos Paulo e Barnabé.

Cerimônia

O Papa foi recebido pelo presidente da República do Chipre, Demetris Christofias, acompanho de sua esposa, e pelos representantes da Igreja católica no Chipre: o Núncio Apostólico, Dom Antonio Franco; o Arcebispo dos Maronitas, Dom Joseph Soueif; o Patriarca de Jerusalém dos Latinos, Sua Beatitude Fouad Twal; o Custódio da Terra Santa, padre Pierbattista Pizzaballa, OFM; o secretário da Nunciatura Apostólica, Dom Paolo Borgia. Também esteve presente na cerimônia de boas vindas o Arcebispo de Nova Justiniana e de todo o Chipre, Sua Beatitude Chrysostomos II, acompanhado do séquito.

Logo após, uma árvore de oliveira foi abençoada, e o Santo Padre transferiu-se de carro para a igreja de Agia Kyriaki Chrysopolitissa para uma Celebração Ecumênica.

Saiba mais sobre o Chipre

A capital do país é Nicósia. A população é de 794 mil habitantes, dos quais 25 mil são católicos (3,15% do total). Há uma circunscrição eclesiástica e 13 paróquias e um centro pastoral. Os bispos são 2, há 30 sacerdotes, 60 religiosos e um seminarista maior.

No total, 6.347 alunos frequentam os 22 centros de educação católicos (escolas maternais, primárias e secundárias). No que diz respeito a centros caritativos e sociais de propriedade da Igreja ou que são dirigidos por eclesiásticos ou religiosos, há dois hospitais, três ambulatórios, um asilo para anciãos, inválidos e deficientes e seis orfanatos e creches.

Assista série de reportagens especiais sobre Chipre
* Bento XVI é o primeiro Papa a visitar Chipre
* Pafos, depois de Paulo, recebe Bento XVI
* Larnaca, cidade onde está a Igreja do amigo de Jesus
* Salamina, a primeira missão de Paulo na ilha
* Chipre, a próxima visita de Bento XVI

O presidente do Chipre, Demetris Christofias, e Bento XVI na chegada ao país

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.