Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

54ª Assembléia da Conferência dos Bispos do Brasil: 06 a 15/04/2016!

- Publicidade -

13/06/2016 7hs

54ª Assembléia da Conferência dos Bispos do Brasil: 06 a 15/04/2016!

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de junho/2016

O tema central da Assembléia dos Bispos do Brasil este ano foi: “Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja e na Sociedade” e o Lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt. 5,13-14).

A Assembléia dos Bispos são normalmente dez dias de trabalhos. Nela trabalha-se vários assuntos importantes para a Igreja do Brasil além de ouvir e acolher o relatório do Presidente da CNBB; Aprovar toda a pauta dos dez dias. Isto é claro incluindo os horários das missas diárias, os momentos das Liturgias das horas (Laudes, Hora Média, Vésperas e Completas) e também o retiro de um dia (uma tarde e uma manhã). As Plenárias Reservadas dos bispos (onde ninguém da imprensa pode entrar e nem os secretários dos regionais, etc). As Comissões. O Pronunciamento da Nunciatura Apostólica no Brasil. Os estudos em grupos, também aproveitando o memento em que todos os Regionais do Brasil estão presentes tem também momento pra duas reuniões para se reunirem e tratarem de assuntos do seu regional.

Tudo isso toma uma manhã. Lembrando que são quase trezentos bispos reunidos entre bispos efetivos (bispos auxiliares, bispos titulares, arcebispos e cardeais) e os eméritos. É toda a Igreja do Brasil representada num mesmo lugar nesses dez dias. É muito bonito. Porém, também são várias realidades de Igreja do Brasil (cultura, espiritualidade, regiões e linguagem). Para contemplar tudo isso de um Brasil continental não é tão simples. Mas Deus dá a graça. A Obra é Dele.

Outros temas refletidos e aprovados na Assembléia foram: O subsídio Crises e Superações na política atual do Brasil. Foi bastante debatido em estudo de grupo e em assembleia e aprovado para publicação. Também foi apresentado por uma Socióloga, Dra. Sílvia sobre a Análise Sócio Religiosa Brasileira. Refletindo as mudanças no cenário sócio religioso brasileiro. As tendências e algumas interpretações como o Pluralismo Religioso. A força do catolicismo no Brasil é muito forte. Por mais que se diz que o país está perdendo fiéis, os 60% ainda é muita gene católica. Também ouvimos a Comissão sobre a Amazônia: Região Missionária, um povo carente e abandonado pelos poderes públicos. Também tivemos a Comissão sobre as Eleições Municipais que trouxe a reflexão ligada ao tema da CFE/16: “Quero ver o direito brota como fonte e correr justiça qual reacho que não seca”. Tivemos também uma boa reflexão sobre Orientações para a Pastoral do Dízimo. Foi tratado também sobre o InterEclesial da CEBs que será no final de janeiro de 2018 em Londrina Paraná e o tema muito propício: CEBs e os desafios do Mundo Urbano. Tratou também do documento Pontifício Pós Sinodal AMORIS LAETITIA: Sobre o amor na Família do papa Francisco. Um documento muito rico para várias reflexões sobre a família hoje. Foi tratado sobre os fundamentos da reforma Jurídica que todos os bispos devem tomar conhecimento e estão ligados à questão da nulidade matrimonial. Houve também partilha de experiências pastorais das dioceses. Desta vez foram três: Arquidiocese de Londrina – PR sobre os Grupos Bíblico de Reflexão. É uma atividade intensamente missionária; a diocese de Imperatriz no MA: fala sobre a Experiência da Formação de Leigos estimulando os Grupos de Reflexão Bíblica e a Arquidiocese de Brasília falando da experiência missionária nas visitas pastorais do bispo diocesano de Brasília.

Quanto ao texto do tema central da Assembléia: Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja e na sociedade, esse foi trabalhado várias vezes nos grupos. Teve mais de 200 emendas e depois foi aprovado pela assembleia. Traz vários capítulos como: I Capítulo: Esperanças e Angústias; II Capítulo: Sujeito Eclesial: Discípulo e Missionário e Cidadão do Mundo; II Capítulo: A Ação transformadora na Igreja e no Mundo. Um documento muito amplo e rico para os trabalhos nas comunidades fazendo cada vez mais os Fiéis Leigos entender o seu papel cristão dentro da Igreja de no Mundo. Isso tornaria a vida cristã muito mais forte e presente em todos os lugares da vida.

O Documento introduz dizendo: “É com alegria e admiração que, mais uma vez, bispos pastores da Igreja de Cristo, nos dirigimos a vocês, cristãos Leigos e Leigas, agradecidos pelo testemunho de sua fé, pelo amor e dedicação à Igreja e pelo entusiasmo com que vocês se doam ao nosso povo e às nossas Comunidades, até ao sacrifício de si, de suas famílias e de suas atividades profissionais”. O laicato como um tido é um “verdadeiro sujeito eclesial” (DAP. 497ª).

Deus abençoe a todos neste mês com tantas festividades religiosas para nos encorajar cada vez mais para a missão.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo: Para sempre seja Louvado!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo Diocesano de Dourados

| Artigo publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de junho/2016

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.