Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

A espiritualidade da Semana Santa

- Publicidade -

07/04/2017 16h35

A espiritualidade da Semana Santa

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de abril de 2017

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. No mês de abril quero refletir com vocês a grande riqueza de vida, amor, entrega e compromisso, paixão e ressurreição de Jesus. Quero convidá-los a fazer uma caminhada espiritual pela Semana Santa.

DOMINGO DE RAMOS: Neste dia a liturgia recorda que, durante cinco semanas da Quaresma, preparamos os nossos corações pela Oração, pela Penitência e pela Caridade. Vejam que a liturgia recorda esse grande preparo. Cristo para, para realizar o mistério de sua morte e ressurreição, entrou em Jerusalém, sua cidade, como um Rei do povo sofrido. E Jesus quis vivenciar isso, para que o povo aclamasse como Rei. É uma grande festa e Jesus está consciente do que irá acontecer e está preparado.

QUINTA-FEIRA SANTA: Neste dia acontecem dois ritos litúrgicos extremamente importantes: Missa do Crisma ou dos Santos Óleos e a Instituição da Santa Ceia.

Na Missa do Crisma: dá-se a bênção do Óleo do Batismo, dos Enfermos e a Consagração do Óleo do Crisma e a Renovação das Promessas Sacerdotais. Esses Óleos só podem ser abençoados nesta Missa da Semana Santa, e só o bispo pode realizar a bênção e a consagração. Normalmente esta celebração é na Catedral. A Renovação das Promessas Sacerdotais se dá por causa da Instituição da Santa Ceia. É o dia do Sacerdote. Ela é realizada logo após a proclamação do Evangelho.

Instituição da Santa Ceia e o Lava-Pés: Liturgia realizada sempre à noite neste dia. Jesus mostra aos discípulos o dom da Autoridade e do Serviço. Cabe aos Sacerdotes o direito e o dever de ministrar a apresentação das oferendas a Deus e pedir a transformação do pão e do vinho em Corpo e Sangue de Cristo e distribuí-los entre nós.

Vigília Pascal ou Tríduo Pascal: Quinta Santa: missa da Ceia do Senhor e Lava Pés. Nela inicia-se a Vigília Pascal. Preparação para Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Lembrando que a Liturgia inicia nesta noite com a invocação à Santíssima Trindade e, encerra no Sábado Santo com a bênção final, encerramento da Vigília Pascal. Nesta noite após a Oração da Comunhão, as hóstias serão retiradas do Sacrário e colocadas no Altar da Vigília; as imagens serão cobertas e, é retirada a toalha do altar, relembrando a prisão de Jesus no Horto das Oliveiras e todo o sofrimento que irá enfrentar até a morte na cruz.

Sexta-feira da Paixão: Celebração e adoração de Cristo na Cruz. Esse dia é muito forte, porque refletiremos e rezaremos a vida sofrida de uma pessoa inocente. De fato, a dor é muito forte em nós. Porém, devemos sempre lembrar que é um sofrimento que nos liberta de nossos pecados e nos leva à Luz, pela sua Cruz de Cristo. Dando-nos a oportunidade de poder recomeçar nosso discipulado.

Sábado Santo: último dia da Vigília, onde se realiza uma grande e lindíssima celebração, resgatando toda a História da Teologia da Redenção passando pela Criação, Noé, Abraão e os Profetas, Moisés e a aliança do Senhor Javé a seu Povo, que culmina na pessoa de Jesus Cristo, o nosso Salvador. Tanto que, nesta noite, se entoa o Glória, o qual desde a Quarta-feira das Cinzas não foi mais entoado.

Domingo da Páscoa: Dia da Ressurreição do Senhor Jesus. Toda liturgia quaresmal: Oração, Jejum e Penitência devem nos levar para esse Momento importantíssimo em nossas vidas e na vida da Igreja: pela paixão, morte e ressurreição de Jesus, recebemos o direito de sermos chamados de filhos amados de Deus. A Semana Santa é esse momento muitíssimo especial, para mergulharmos mais profundamente na compreensão do amor apaixonado de Jesus pela humanidade. Assim, cada detalhe litúrgico dela é muito rico e profundo. Esse gesto de Jesus deve nos deixar apaixonados por Ele e por sua Missão.

Feliz Páscoa a cada um e a cada uma e a todos!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de abril/2017

A espiritualidade da Semana Santa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.