Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

A importância da Assembleia Foranial

- Publicidade -

01/11/2017 07h51

A importância da Assembleia Foranial

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de novembro de 2017

Olá caros irmãos e irmãs! Neste mês de novembro, quero refletir com vocês a grande importância das FORANIAS na vida da Diocese de Dourados. Na diocese temos seis Foranias:

  • A Forania de Rio Brilhante é composta pelas paróquias: Divino Espírito Santo de Rio Brilhante, São Cristovão de N. A. do Sul, N. S. Aparecida e N. S. Auxiliadora de Maracaju; N. S. Aparecida de Douradina e São José Itaporã.

  • A Forania de Fátima do Sul é Composta pelas paróquias: N. S. de Fátima de Fátima do Sul, Rainha dos Apóstolos de Vicentina, N. S. da Glória de Glória de Dourados, N. S. Aparecida de Deodápolis e N. S. Auxiliadora de Indápolis.

  • A Forania de Amambai é composta pelas paróquias: Senhor Bom Jesus e São Francisco de Caarapó, N. S. Auxiliadora de Amambaí, Imaculada Conceição de Cel. Sapucaia e N. S. Aparecida de Aral Moreira.

  • A Forania de Ponta Porã é composta pelas paróquias: Divino Espírito Santo, São José e São Vicente de Ponta Porã, N. S. do Perpétuo Socorro de Antônio João e Jesus Misericordioso e Santa Faustina do Distrito e Assentamento Itamarati.

  • A Forania Leste de Dourados é composta pelas paróquias: São Pedro e Santuário Diocesano N. S. Aparecida da Vila São Pedro, N. S. do Carmo, Santo Elias, Rainha dos Apóstolos, Santa Terezinha, N. S. de Fátima, São Francisco e São Carlos.

  • A Forania Oeste de Dourados é composta pelas paróquias: N. S. Aparecida, São João Batista, Santo André, Imaculada Conceição e Catedral, São José Operário, Bom Jesus, Sagrado Coração de Jesus e Cristo Rei de Laguna Carapã.

Porque a nossa diocese é formada por Foranias? É através das Foranias que se organiza melhor a Ação Pastoral ou Evangelizadora Diocesana, buscando atender as realidades peculiares de cada região da Diocese.

Cada Forania precisa dispor de um Conselho de Pastoral Foranial formado por padres (Vigário Forâneo), diáconos, religiosos (as) e pelas lideranças, cristãos leigos (as) das pastorais movimentos e serviços.
Quando as Foranias conseguem viver bem sua missão pastoral, fortalece diretamente a vida pastoral diocesana. Se as mesmas não conseguirem vivenciar sua dimensão pastoral, a diocese passará por dificuldades pastorais também. Por isso a importância de cada Forania caminhar bem pastoralmente. E para que a Forania possa caminhar bem pastoralmente, é necessário que as paróquias, que a ela pertencem, estejam caminhando bem pastoralmente. Bem como as Comunidades de cada paróquia desta Forania. É como uma engrenagem. Essa engrenagem culmina na Vida Pastoral Diocesana e no bem de todos os cristãos que compõem a diocese: os cristãos leigos, as lideranças comunitárias, paroquiais, foranial, diocesana, os seminaristas, os religiosos (as), os diáconos, os padres e até o bispo, é claro.

Diante deste belo contexto, na Assembleia Diocesana de fevereiro 2016, um dos desafios para 2016 a 2019, refletido nesta Assembleia foi o ‘Fortalecimento das Foranias’. Diante deste desafio e em comunhão com o Clero, o Núcleo de Coordenação de Pastoral da Diocese de Dourados, o Conselho Presbiteral e eu, Dom Henrique, CSsR, bispo diocesano, achamos por bem realizar, pela primeira vez na história desta diocese, a Assembleia Foranial no dia 15 de novembro de 2017. Isto é, cada Forania realizará a sua Assembleia em comunhão com as prioridades diocesanas: Família, Catequese permanente, Pequenas Comunidades Pastorais Sociais e Juventude Universitária. Diz a mensagem do Coord. Diocesano de Pastoral, Pe. Marcos e pároco da Paróquia Santa Terezinha: “Cada dia mais estamos convictos de que a Forania e consequentemente a nossa Diocese de Dourados, alcançará belos frutos na evangelização e na aplicação das prioridades diocesanas. se nossas Foranias assumirem, com verdadeiro empenho, a sua missão de ser instância imediata para as paróquias em se tratando de: organização, planejamento, animação, vivência de unidade, compromisso e participação concreta na vida diocesana”.

Excelente Assembleia Foranial a todos.

Sagrado Coração de Jesus: Nós temos confiança em Vós!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de novembro/2017

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.