Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Conselho Diocesano de Pastoral

- Publicidade -

04/01/2017 10h

Conselho Diocesano de Pastoral

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de janeiro/fevereiro de 2017

Em nome do Menino Jesus, o Senhor da Vida e da Paz, saúdo a cada um que nos acompanha, através da Revista Diocesana: ELO.

Nestes dois meses, janeiro e fevereiro de 2017, quero trabalhar um pouco o sentido e o serviço do Conselho Diocesano de Pastoral. Um instrumento de trabalho pastoral muito importante na vida de uma diocese. Ajuda a articular as Pastorais, Movimentos e Serviços entre o Corpo Diocesano e as Foranias, Paróquias e Comunidades. Ele, o Concelho Diocesano, ajuda a dinamizar o que foi decidido nas Assembleias Diocesanas: as prioridades ou outras decisões importantes.

Qual é a Identidade do Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Dourados?

Consta de fiéis em pela comunhão com a Igreja Católica, clérigos, membros de institutos de vida consagrada […].

São designados fiéis que se distingam por uma fé sólida, bons costumes e prudência (CDC. 422).

É constituído por tempo determinado, de acordo com as prescrições dos estatutos diocesano, dadas pelo bispo. Vagando a sé, cessa o Conselho Pastoral.

Compete ao bispo diocesano convocar e presidir o Conselho de Pastoral. O Conselho tem somente voto consultivo. Também a ele compete publicar o que foi tratado no Conselho (CDC. 513).

O conselho Diocesano de Pastoral assessora e assume a caminhada pastoral da Diocese. Reúnem-se duas ou três vezes ao ano, de acordo com as necessidades.

Objetivo do Conselho Diocesano de Pastoral: CDP

Refletir sobre a realidade ou as diversas realidades pastorais da Diocese, abrindo caminhos e buscando soluções para os desafios;

Avaliar a caminhada pastoral no seu conjunto e nas suas diversidades, traçando objetivos e estratégias;

Dinamizar a Pastoral de Conjunto, respeitando as legítimas diversidades;

Fomentar a comunhão eclesial;

Incentivar a formação dos Conselhos de Pastorais em âmbito foranial e paroquiais.

Auxiliar a coordenação Diocesana de Pastoral a atuar eficazmente na aplicação das decisões tomadas pela Assembleia Diocesana e pelo Conselho Diocesano de Pastoral;

Levar as questões discutidas no Conselho para as reuniões foraniais e incentivar as tomadas de posição na base.

Finalidade da Ação Pastoral

Querigma: Evangelização

Didascalia: Catequese

Leitourgia: Liturgia

Koinonia: Comunhão. A qual Constitui o Fundamento das Pastorais, Movimentos e Serviços.

Diante dessa pequena estrutura apresentada, podemos perceber o quão é importante e forte, quando conseguimos trabalhar juntos no mesmo objetivo diocesano. Torna-se uma força evangelizadora muito grande. É mais visível e expressivo.

No dia 15 de novembro de 2016, tivemos uma reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, onde participam Coordenadores e o Assessor Espiritual. Foi muito bom. Fizeram-se presentes praticamente todos. Éramos em mais ou menos 60 pessoas durante o dia. Só para se ter uma ideia, nós temos na Diocese em torno de 47 tipos de trabalhos entre Pastorais, Movimentos e Serviços e alguns Organismos. Graças a Deus, são muitas pessoas servindo a Diocese de Dourados. Esta quantia de trabalhos torna a diocese muito rica, muito viva, como tenho dito desde os primeiros dias que a visitei, depois de ter sido eleito bispo pra esta diocese. Quanto mais reconhecemos esse potencial, mais podemos trabalhar no que se refere à evangelização, à Missionariedade, à Setorização. Esta é a Igreja em saída tão sonhada e anunciada, principalmente pelo Papa Francisco.

01/01/2017 – Dia Internacional da Paz

Em primeiro lugar devemos ser construtores da Paz. Muitas vezes desejamos Paz, cobramos alguma instituição por não promover a Paz. Porém, devemos refletir: sou alguém que promovo a Paz na minha família, no meu trabalho, no trânsito, no lazer, enfim onde eu estou? A Paz começa dentro de cada um de nós. Do contrário ela não de acontecerá. Ela precisa partir de Cristo e de seu Evangelho. Vamos construir a Paz! Sermos construtores da Paz!

Feliz Ano Novo para todos e que o Ano Mariano nos ajude no seguimento a Cristo Jesus. Amém!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo Diocesano de Dourados

| | Artigo publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de janeiro e fevereiro/2017

No dia 15 de novembro de 2016, aconteceu a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, no IPAD. Foto: Estanislau Sanabria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.