Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Cruz do mês missionário extraordinário – 2019

- Publicidade -

01/05/2019 12h

Cruz do mês missionário extraordinário – 2019

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de maio de 2019

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. Neste mês de maio, vamos entender um pouco sobre os preparativos do Mês Missionário Extraordinário, para outubro de 2019.

No dia 05 de novembro de 2019, o Papa Francisco recebeu e abençoou a réplica da cruz Extraordinária, que será símbolo em todas as dioceses do Brasil, na animação do Mês Missionário Extraordinário, a realizar-se em outubro do mesmo ano.

A Cruz Missionária recorda a Páscoa de Jesus, que ilumina nossa vida e missão. Faz memória das missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e a salvação da humanidade. Hoje, a cruz continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária.

Para dar continuidade aos Congressos Missionários no âmbito da América Latina e do Brasil, a Cruz Missionária será o grande símbolo para a preparação do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa para outubro de 2019, com objetivo de despertar uma maior consciência da missão ad gentes e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da Vida e da Pastoral.

O que significa esse Mês Missionário Extraordinário?

“Sobre esse processo de preparação (outubro de 2018 a outubro de 2019) diz o Papa em outubro de 2018, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas Comunidades em realidades Missionárias e Evangelizadora; e aumente o amor pela missão, que é uma paixão por Jesus e simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (Carta do Papa Francisco ao Cardeal Filoni, 22 de outubro de 2017).

Este Mês Missionário Extraordinário se dará também por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud, com a qual o Papa Bento XV quis dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho. “Para tal o Papa Francisco pede, em sua carta, ampla sensibilização das Igrejas Particulares, dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, bem como das Associações, Movimentos, Comunidades e outras realidades Eclesiais: Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão -, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário” (Dom Aloísio A. Dilli, bispo de Santa Cruz do Sul).

A atividade missionária é a tarefa primária, o paradigma de toda a ação da Igreja e, por isso mesmo, seu maior desafio em todos os tempos. “O Papa Francisco é convicto de que a missão rejuvenesce a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. Como já afirmava o documento Evangelli Nuntiandi (Paulo VI), logo após o Concílio Vaticano II: ‘Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar’ (EN. 13). seja mês de outubro de 2019 muito especial também para a diocese; renove o vigor de discípulos missionários, considerando-nos todos enviados em missão, a partir do nosso batismo, em nossas famílias, Comunidades e na sociedade em que vivemos. Estejamos conscientes que nossa primeira razão de ser Igreja é evangelizar, em todos os ambientes em que vivemos. Acolhamos com alegria, desde já, o convite do Papa Francisco para esta missão tão importa na vida da nossa Igreja” (ide. Dom Aloísio).

No Brasil, cada diocese receberá uma Cruz Missionária na 57ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida-SP em maio agora, e a mesma percorrerá todas as paróquias e Comunidades até o final de setembro, motivando o Mês Missionário Extraordinário. Abraçamos mais esta causa juntos!

Quero neste mês de maio parabenizar todas as mães. Deus abençoe sua Vida e Vocação!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de maio de 2019

Dom Henrique A. de Lima, CSsR. Foto: Arquivo/RC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.