Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dom Henrique: A Família como dom de Deus!

- Publicidade -

02/08/2017 15h37

Dom Henrique: A Família como dom de Deus!

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de agosto de 2017

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus!

Neste mês de agosto, mês de todas as vocações lembradas e celebradas na liturgia de nossa Igreja, quero ressaltar um tema interessante sobre um dos fascículos refletido na Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida, neste ano de 2017: A acolhida de Amoris Laetitia na Igreja do Brasil. E deste, vamos refletir, perceber, valorizar e viver sobre: A Família como dom de Deus!

Hoje se fala muito de crise na família. Neste documento, o Papa Francisco tem nos alertado para que possamos enxergar a família positivamente, como um dom, uma esperança para o futuro da humanidade. Essa família não é um modelo idealizado, desencarnado da realidade. E sim esta que está aí no nosso dia a dia: na nossa realidade. É exatamente essa a opção pastoral do Papa Francisco. Nos últimos anos tem sido frequente e insistente o discurso da Igreja sobre o valor da família, como dom de Deus. Para o Papa Francisco, a família real e concreta é o lugar da manifestação de Deus. Sua afirmação é categórica: “A presença do Senhor habita na família real e concreta, com todos os seus sofrimentos, lutas, alegrias e propósitos diários” (AL 315).

Assim, caros irmãos e irmãs, é imprescindível prestarmos atenção à realidade concreta de nossas famílias em nossos dias. Pois, às vezes, sonhamos com uma família ideal e ainda pensa que essa sim, seria um dom de Deus. Porém, no decorrer de nossos dias, dos anos, esse ideal pode correr o risco de não acontecer, por causa de tantas coisas e tantas realidades que a gente não contava. Cuidado para não desanimar e achar que não poderá continuar sendo um dom de Deus. Deus é aquele que está em todos os lugares, principalmente naquela família que sofre e continua temendo a Deus, pedindo sua força, a benção, a Graça. Não devemos desanimar. Não devemos nunca perder o foco de ser família, dom de Deus: Ele está ao lado daquele que sofre. Jesus mostrou isso em vida e verdade.

Por isso, neste mês de agosto, o mês de todas as vocações e dentre elas está o da Família, no 2º domingo de agosto, dia dos pais. Vamos continuar rezando e lutando por nossas famílias e fortalecendo-a como dom de Deus: lugar do amor de Deus. Tendo esse olhar espiritual, muitas bênçãos e graças acontecerão, pela certeza de nos sentirmos amparados por Ele.

Existe um lema muito bonito que gosto muito: Família, berço de vida e fé! Todas as vocações, sejam elas profissionais, para o bem do mundo, sejam elas para o bem da Vida Ministerial e Religiosa da Igreja, para evangelizar o Povo de Deus, tudo nasce da família e, às vezes, não nos damos conta disto, deste grande valor, deste grande dom de Deus, que é a família.

Rezemos por sua família, rezemos por todas as famílias, para nos fortalecer como a grande família de Cristo, a Sua Igreja e sermos sinal de libertação, de salvação, no mundo pela força e ação do Espírito Santo, aquele que nos ensina ler os sinais dos tempos na sua realidade concreta.

Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo, Para Sempre Seja Louvado!

Sagrada Família, Rogamos a ti, Por todas as Famílias!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de agosto/2017

Família de Reynaldo Felix, funcionário da Rádio Coração FM. Luciane, Marcus, Reynaldo e Malu. Foto: Estanislau Sanabria/RC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.