Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dom Henrique: Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em 2017

- Publicidade -

01/07/2017 0h

Dom Henrique: Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em 2017

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de julho de 2017

Olá queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus.

Neste mês de julho quero trazer para vocês um pouco sobre a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida neste ano de 2017. Tema central: Iniciação à Vida Cristã! Este foi o tema da Assembleia deste ano.

Em 2007, quando ocorreu a Conferência Latino Americana em Aparecida, criou-se o Documento de Aparecida. Muito bom e bem conhecido e que vem norteando a caminhada da Igreja do Brasil. A partir dele criou-se vários outros documentos: Igreja em Saída; Comunidade de Comunidades e etc. No mesmo ano de 2007, com toda a força da Conferência, criou-se também o documento Iniciação à Vida Cristã. Este, mais especificamente, para o novo modelo de catequese em nossas paróquias: crianças e adolescentes. Um documento realmente fabuloso! Ele tem fortes raízes no RICA: Rito de Iniciação a Catequese de Adulto. Um documento anterior à Conferência de Aparecida.

Nesta Assembleia, estudamos por vários momentos sobre Iniciação à vida Cristã. Sairá mais um documento para dar mais clareza sobre ele. Trará para todos nós e para catequistas e catequizandos, uma riqueza teológica catecumenal muito forte. Ajuda os catequizando a entender o chamado de Deus muito cedo em sua vida, de forma amorosa e mais real. Envolvendo-os no que se chama de Primeiro Anúncio ou Kerigma.
Comissão comunhão e Partilha: Essa comissão foi criada em 2010. A finalidade dela é motivar as Dioceses com mais recursos financeiros, a doar 1% da sua arrecadação mensal para a formação de novos padres nas Dioceses mais carentes do Brasil, principalmente na Amazônia Legal: os oito Estados do Norte do Brasil. Foi muito valioso e bonito o testemunho de quantos padres foram ordenados. E quantos seminaristas existem, por causa desta doação. É realmente um gesto concreto muito bonito, um gesto da Igreja de Cristo. A nossa diocese contribui com esse 1% com alegria.

Amóris Laetitia: Esse documento também foi muito refletido na Assembleia. É um documento pontifical do Papa Francisco sobre o Amor na Família. Foram feitas várias reflexões sobre ele e sairá um fascículo, para maior compreensão desse documento pontifical. Vale a pena conferir, quando estiver disponível nas livrarias católicas.

Bispos Eméritos:Refletiu-se sobre a sua grande importância deles e o cuidado deles é missão de nossas dioceses. Eles agradeceram muito o reconhecimento e os cuidados recebidos pela CNBB e suas dioceses. Na Assembleia eles têm, no terceiro dia, a missa em homenagem a eles e um momento na plenária para falar de sua caminhada na Igreja do Brasil. No Brasil são 172 bispos eméritos e 317 bispos titulares até esta Assembleia.

2018, Ano do Laicato: De acordo com o Documento sobre os Cristãos Leigos Sujeitos na Igreja e na Sociedade refletido e aprovado na Assembleia Geral de 2016, destaca a fundamental importância da participação dos cristãos leigos na vida da Igreja e mais ainda na vida da Sociedade, como testemunhas de Jesus Cristo. São eles, como diz o Papa Francisco, que estão no dia a dia da vida, no trabalho, no lazer e na família no meio da Sociedade. Por isso, 2018, foi estabelecido como Ano do Laicato!
Ano Mariano: Foi refletido bastante sobre a importância do Ano Mariano ao Povo Brasileiro junto à piedade popular, isto é, as devoções. No Brasil, Maria é pioneira. A devoção à ela, fez com que muitos católicos e muitas Comunidades eclesiais, principalmente no interior do Brasil, durante séculos, mantivessem a fé e fortalecessem o propósito do Povo de Deus. Isto porque, havia poucos sacerdotes e muita demanda de fiéis, num vasto território diocesano e paroquial. A devoção popular deu suporte espiritual à tanta gente e à Igreja do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida: Rogai por nós!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de julho/2017

Portal R3

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.