Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dom Henrique: Bíblia, Palavra de Deus que ilumina nossas vidas!

- Publicidade -

01/09/2018 0h

Dom Henrique: Bíblia, Palavra de Deus que ilumina nossas vidas!

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de setembro de 2018

É com alegria que, neste mês de setembro, refletiremos sobre a importância da Palavra de Deus em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas Comunidades, em nossas Paróquias, na nossa Diocese, em todos os lugares do mundo inteiro: na Igreja de Cristo Jesus.

Devemos ressaltar a importância da Palavra de Deus na vida do mundo. Vejamos: apesar da multiplicidade de autoria e da diversidade de línguas à qual ela é traduzida, o Livro Sagrado apresenta impressionante unidade de conteúdo e de revelação. É a mesma e única revelação divina, que cumprirá sua missão através dos séculos. A harmonia e unidade de textos bíblicos, partem da segurança de que Deus é o inspirador de tudo o que nela está escrito.

Os textos bíblicos são, sem dúvida, palavras de homens, proferidas por homens, mas são os resultados de uma relação particular, existente entre os que os escreveram e o Absoluto: Deus. Neles, o crente identifica a Palavra de Deus que a ele se dirige e através deles, o próprio Deus se revela. Por isso a Bíblia é importante em nossas vidas, desde o primeiro livro, o Gênesis até o último, o Apocalipse. Cada livro tem sua dimensão espiritual, histórica, política e social. Pois, cada livro está dentro de um contexto histórico e cultural.

Quando contemplarmos a Palavra de Deus, sentiremos a força de Deus em nossas vidas, nos impulsionando para o bem. Esse exercício nos leva a crescer na fé e na verdade, através do Espírito Santo. Digo através do Espírito Santo, para não corrermos o risco de achar que Deus está falando e não ser verdade. Para não distorcermos o verdadeiro sentido da Palavra de Deus. Para tanto precisamos de métodos eficazes como, por exemplo, a “Lectio Divina”. Como ler, meditar, contemplar, acolher e aplicá-la em minha vida primeiro e depois na vida da Comunidade e etc. Os Profetas contemplavam muito a Palavra de Deus. Jesus nos Evangelhos, por mais que ele trabalhasse atendendo multidões e mais multidões, tirava um bom tempo para contemplar a Palavra do Pai. Ali, com certeza, havia um diálogo profundo com seu Pai e nosso Pai. Entendia o Projeto de Salvação à humanidade e o assumia em sua vida. Através da contemplação à Palavra de Deus, vamos compreendendo o que Deus quer de cada um de nós. Assim, temos forças para responder a Deus, através dos dons, talentos: Vocação! E aqui, é muito importante ressaltar que Vocação não se refere apenas à Vida Religiosa Consagrada, ser padre, e sim a todos os dons que temos. É vocação para o bem da humanidade, pela Graça de Deus. Santo Afonso Maria de Ligório, no século XVIII já afirmava, com muita segurança em seus escritos, que todo aquele que vive uma vida dignamente, como um bom profissional em todos os sentidos, um bom esposo, uma boa esposa, é dom de Deus: Vocação! Quando entendemos isso em nossas vidas, tudo fica mais fácil, pois, compreendemos o Dom de Deus, mesmos nas horas difíceis.

Deus abençoe a todos neste mês da Bíblia, no despertar da Palavra de Deus!

O nosso coração está no nome do Senhor: Que fez o céu e a terra!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de setembro/2018

Dom Henrique A. de Lima, CSsR, Bispo Diocesano de Dourados. Foto: Reynaldo Felix/RC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.