Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dom Henrique: ‘Gaudete Et Exsultate: alegrai-vos e exultai!’

- Publicidade -

01/01/2019

Dom Henrique: ‘Gaudete Et Exsultate: alegrai-vos e exultai!’

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ dos meses de janeiro e fevereiro de 2019

Gaudete Et Exsultate: alegrai-vos e exultai!

Sobre a Chamada à Santidade no mundo Atual – Exortação Apostólica do Papa Francisco

(2ª parte)

Olá caros irmãos e irmãs! Neste mês de janeiro e fevereiro, continuarei refletindo com vocês a partir do Artigo 10 da Exortação Apostólica, a qual é importantíssima para nós num mundo globalizado, onde o consumismo parece nos consumir, onde o individualismo exacerbado parece corroer a nossa dignidade humana, a incerteza e a instabilidade na educação dos filhos e na vida da família, trazendo-nos tantos tipos de perturbações e a falta de sentido para a verdadeira vida: humano e divino – imagem e semelhança de Deus: chamados à santidade.

No Artigo 9 da Palavra do Pastor de dezembro de 2018 diz: “A santidade é o rosto mais belo da Igreja”. Dando sequência a esta bela mensagem da Exortação Apostólica, do Papa Francisco, o artigo seguinte é muito direto, belo e saudável a cada uma de nós. No Artigo 10 inicia dizendo com o tema: O Senhor Chama! De fato o Senhor chama cada um de nós, cada batizado. Não exclui ninguém. Todos são chamados para a Caminhada à Santidade. Fantástico! Para isso temos muitos santos e santas que admiramos. Eles podem ser nossa inspiração. Não podemos pensar que iremos viver e fazer as mesma coisas que eles viveram e fizeram. Pois, podemos até desanimar. Eles foram únicos e viveram num Tempo e numa História da Humanidade. Inspirados neles podemos viver a nossa História, em nosso tempo, nesta Chamada à Santidade, cada um por seu caminho. “Tudo isso deveria entusiasmar e animar cada um a dar o melhor de si mesmo para crescer rumo àquele projeto, único e irrepetível, que Deus quis, desde toda eternidade, para ele: ‘antes de haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno do seio de sua mãe, Eu te consagrei’ (Jr.1,5)” (G. Ex. nº 13).

A ti também: “Para ser santo não é necessário ser bispo sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo amando e cuidando do teu marido ou da esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais” (G. Ex. nº14). Praticando isso, esta santidade, à qual Deus te chama, vai crescendo através de pequenos gestos: deixar de falar mal das outras pessoas; o amor dedicado aos filhos, mesmo cansados e fatigados dos afazeres de cada dia e das realidades complexas: doenças etc. busque sempre rezar, pedir a intercessão da Virgem Maria, rezando o santo terço com fé. Ajudando os necessitados ou colaborando com uma Obra de Caridade. Quantos caminhos para Santidade!

“A santidade é o rosto mais belo da Igreja” (Gaudete et Exsultate nº. 9)!

Feliz e abençoado ano de 2019!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ dos meses de janeiro e fevereiro de 2019

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R. Foto: RC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.