Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dom Henrique: Sobre a Alegria do amor na família

- Publicidade -

01/08/2016 0h

Sobre a Alegria do amor na família: Exortação apostólica pós-sinodal – Documentos Pontifícios – 24

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de agosto/2016

É com muita alegria que saúdo a todos os fiéis que tem acesso a esta revista para tratar de um tema importantíssimo em nossas vidas, nossas famílias, na Igreja e na Sociedade.

Estamos no mês de agosto. Para nós cristãos católicos e no nosso Ano Litúrgico, Agosto é o mês das vocações: 1º domingo Vocação Sacerdotal; 2º domingo Vocação dos Pais e semana Nacional de Oração Pelas Famílias; 3º domingo Vocação à Vida Consagrada; 4º domingo Vocação dos Catequistas e dos Fiéis Leigos. Quando tem 5º domingo, a Vocação dos Fiéis Leigos é celebrada neste dia.

Diante de um mês tão rico em se tratando de vocações, quero trazer uma pequena reflexão sobre o documento Pós Sinodal do Papa Francisco: AMORES LAETITIA, sobre o Amor na Família, pois tudo nasce dentro da família. A família precisa continuar sendo berço de Vida e Fé para a Igreja e para a Sociedade. Quando ocorre o contrário, causa muitas dores, tristezas e decepções. Esse documento motiva a Igreja a zelar com carinho e ação evangélica, essa vocação tão bonita, tão importante na vida do mundo – a vocação da família.

Nosso querido Papa Francisco quer em primeiro lugar mostrar a alegria do amor que se vive nas famílias, a qual também é o júbilo da Igreja de Cristo.

Diante de numerosos sinais de crises na realidade do matrimônio, como foi observado pelos padres sinodais, o documento destaca também que o grande desejo de família permanece muito vivo nas novas gerações. Isso é muito bonito e podemos afirmar que é muito importante. Pois, demonstra que a Igreja tem espaços importantíssimos para continuar motivando e animando a vida de família em nossa Sociedade Pós-Moderna.

O caminho sinodal permitiu analisar a situação das famílias no mundo atual, alargar a nossa perspectiva e reavivar a nossa consciência sobre a importância do matrimônio e da família. Essa reflexão deu aos padres sinodais e dá também a nós, a oportunidade de aprofundar mais sobre os valores desse sacramento dentro da Igreja de Cristo. Aprofundar mais as formações matrimoniais, a importância e o valor sacramental e amoroso do matrimônio dentro da vida da família, da Igreja e da Sociedade. Não se pode tratar de qualquer jeito e dar qualquer solução para os casos em dificuldades. Como Igreja evangelizadora, precisamos nos preocupar e ampliar a formação para os novos matrimônios, a fim de que a Alegria do Amor possa continuar a fortalecer o desejo de famílias às novas gerações.

Enfim, deve se dizer que o caminho sinodal se revestiu-se de uma grande beleza e proporcionou muita luz. Papa Francisco agradece as contribuições aos problemas das famílias do mundo inteiro. Ele se recorda de padres que se preocupam com essa problemática e trazem reflexões muito honestas e sinceras. Afirma que essa Exortação apostólica Pós-Sinodal possa orientar a reflexão, o diálogo ou ainda, a prática pastoral, e ofereça encorajamento, estímulo e ajuda às famílias na sua doação e nas suas dificuldades.

O Papa ressalta ainda que esta Exortação tem um significado muito especial no contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, pois é uma proposta para as famílias cristãs, que possa estimular e apreciar os dons do matrimônio e da família e, assim, manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência. Que as famílias possam ser sinais de misericórdia no mundo.
Assim, meus queridos irmãos e irmãs, vamos, neste mês vocacional, rezar mais fortemente pela vocação da família, a qual enriquece todas as demais vocações importantes para a Igreja e para a Sociedade. Toda vocação nasce dentro da família! Quando bem cuidada, bem estimulada a viver a sua vocação, com certeza todos ganham, pois estaremos incentivando o mundo num caminho de amor e de paz.

Quero aproveitar esse momento para agradecer todas as vocações que ajudam na evangelização de nossas Comunidades, Paróquias, na Diocese, através das pastorais, movimentos e serviços. Agradecer a vocação de todo o nosso Clero e de nossos Religiosos e Religiosas. Muito obrigado em nome do Sagrado Coração de Jesus, o padroeiro de nossa Diocese e de Nossa Mãe Santíssima.

Que Deus continue abençoando a todos!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo Diocesano de Dourados

| Artigo publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de agosto/2016

Dom Henrique com uma família do Caminho Neo Catecumenal, em uma Santa Missa celebrada na Catedral

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.