Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Missão das Comissões Diocesanas e Foraniais de Pastoral!

- Publicidade -

01/04/2018 0h

Missão das Comissões Diocesanas e Foraniais de Pastoral!

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de abril de 2018

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus.

Neste mês de abril, quero refletir com vocês sobre uma formação que foi realizada no dia oito de fevereiro de 2018, com os coordenadores e assessores diocesanos das pastorais, as quais são prioridades desde a Assembleia Diocesana, em fevereiro de 2016: Catequese Permanente – Iniciação a Vida Cristã; Vida e Família; Juventude Universitária e Pequenas Comunidades. E MECEs – Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. As Pastorais Sociais, que também fazem parte das prioridades da Assembleia Diocesana de fevereiro de 2016 e ficou para outra formação, específica para ela, pois são mais de dez pastorais sociais em nossa diocese.

O ponto de partida, dessa formação, se deu a partir das reflexões nas Assembleias Foraniais, em novembro de 2017. Apontou um Plano de Ação com alguns Objetivos:

a) Continuar promovendo ainda mais, uma caminhada de integração entre as paróquias;

b) Continuar discernindo sobre a atualidade dos métodos de evangelização;

c) Avaliando e propondo pistas de ação à luz das Diretrizes da CNBB, do Regional Oeste I, da Diocese de Dourados e das realidades locais;

d) Continuar organizando e fortalecendo a caminhada foranial, de acordo com as prioridades diocesana e foranial.

Com esses objetivos propostos, quais são as atribuições das Comissões – Coordenações Diocesanas? a) Atualização dos membros das mesmas, através de encontros, retiros, congressos nacionais e até, se possível, internacionais. Isso facilitará a participação nos encontros que o Regional Oeste I propõe. Ajuda a conhecer as realidades das Foraniais. Ajuda a perceber que é necessário estabelecer processo de formação permanente, em âmbito foranial. Isso fortalecerá ainda mais as Comissões Foraniais. Oferecer subsídios para formação e aplicação dos métodos de evangelização. Tudo isso culminará em um Planejamento da Ação Pastoral para as Foranias.

Neste contexto, quais as atribuições das Comissões Foraniais?

a) Elaborar um calendário foranial, com as atividades a serem realizadas, de acordo com os objetivos a serem alcançados.

b) Encaminhar um relatório semestral das atividades foraniais à coordenação diocesana da referida pastoral, movimento ou serviço.

c) As Comissões Foranias devem pedir ou até cobrar das Comissões Diocesanas, das suas respectivas pastorais a formação continuada ou um projeto de formação permanente.

Para que toda essa contextualização se torne concreta, é preciso fazer um planejamento da ação Pastoral nas realidades de cada Forania. Como?

a) A partir das Diretrizes da CNBB, do Regional Oeste I e as prioridades da Diocese de Dourados;

b) Fazer um diagnóstico da Forania. Onde estamos? Fazer um Levantamento do número de paróquias, em quantas cidades, o número de habitantes, a situação social, econômica e cultural, o perfil de cada paróquia, dos membros envolvidos nas pastorais em questão, os desafios encontrados e as luzes e sombras.

Olhando assim, parece muito complexo. Porém, fazemos isso no dia a dia sem perceber. Agora é importante colocar no papel, para facilitar ainda mais o desenvolvimento pastoral com mais eficácia. Isso facilitará à compreensão da chamada Conversão Pastoral que a CNBB nos convoca a fazer. Um Movimento para uma Igreja em Saída.

Deus abençoe cada um que está envolvido nas Comissões Diocesanas, Foranial ou Paroquial. Que todas essas reflexões e formações possam ajudar na vivência melhor da sua missão dentro de nossa diocese e trabalhar com mais segurança naquilo que lhe é confiado.

Sagrado Coração de Jesus: eu confio em Vós!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de abril/2018

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.