Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Palavra de Deus que ilumina nossas vidas!

- Publicidade -

16/09/2016 13h

Palavra de Deus que ilumina nossas vidas!

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de setembro/2016

É com alegria que quero refletir com vocês, neste mês de setembro, a importância da Palavra de Deus em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas Comunidades, em nossa Igreja de Cristo nos dias de hoje.

Primeiro lugar devemos sempre ressaltar a importância da Palavra de Deus. Vejamos: apesar da multiplicidade de autoria e da diversidade de lín­guas a qual ela é traduzida, o Livro Sagrado apre­senta uma impressionante unidade de conteúdo e de revelação. É a mesma e única revelação divina que se vai cumprindo e ampliando pelos séculos afora. Não se encontraria nenhuma explicação para tal harmo­nia e unidade de textos bíblicos, através de séculos e de barreiras diversas, a não ser aquela que parte da segurança de que Deus é o inspirador de tudo o que nela está escrito.

Os textos bíblicos são, sem dúvida, palavras de homens, proferidas por homens. Mas são o resultado de uma relação particular, existente entre os que os escreveram e o Absoluto: Deus. Neles, o crente iden­tifica a Palavra de Deus que a ele se dirige. Através deles, o próprio Deus se revela.

Por isso, a Bíblia é sempre importante em nos­sas vidas, desde os primeiros livros dela, o Gênesis até o último, o Apocalipse. Cada livro tem sua dimensão espiritual, histórica, política e social. E, cada livro também está dentro de um tempo e referente a um povo. Assim ela é rica em espiritualidade e situações que, muitas vezes, se parecem com as nossas si­tuações, nosso tempo.

Quando cada um de nós contemplar­mos a Palavra de Deus, com certeza vamos senti-lo falando conosco. Porém, para isso, precisa-se da fé, de um pouco mais de co­nhecimento, para que Deus possa falar de Verdade. Pois, podemos correr o risco de achar que Deus está falando e não ser verdade, serem ilusões humanas. Como às vezes percebemos pelo mun­do afora. Precisamos de métodos e um deles muito conhecido é a “Lectio Divina”. Como ler, meditar, contemplar, acolher e aplicar a Palavra de Deus em minha vida primeiro, e não simplesmente na vida dos outros. Os Profetas contemplavam a Palavra de Deus. Jesus nos Evangelhos por mais que trabalhas­se atendendo as pessoas, tirava um bom tempo para contemplar a Palavra do Pai. Ali, com certeza, num diálogo profundo com seu Pai e nosso Pai, Ele ia en­tendendo o Projeto de Salvação do mundo e assu­mindo-o em sua vida. Através da contemplação da Palavra de Deus, vamos compreendendo o que Ele quer de cada um de nós. Assim, temos forças para responder ao seu chamado através dos dons, talen­tos. Sobre vocação, há uma coisa muito importante a ressaltar: vocação não refere-se somente à Vida Reli­giosa Consagrada, a ser padre. Santo Afonso Maria de Ligório, no século XVII, já afirmava com muita se­gurança em seus escritos, que todo aquele que vive uma vida dignamente, como um bom profissional em todos os sentidos, um bom esposo, uma boa es­posa, o esforço de vivenciar a vida familiar, é dom de Deus! Quando entendemos isso em nossas vidas, tudo fica mais fácil, pois, compreendemos o Dom de Deus, mesmos nas horas difíceis.

Outra coisa importante, em se tratando da Bí­blia são os livros que mais nós nos identificamos. É muito importante entender isso, às vezes a pessoa quer ler toda a Bíblia de uma vez para entendê-la ou por compromisso com a Palavra de Deus. Não é ne­cessário. Busque os livros que mais você se identifica ou os mais populares: Gênesis, principalmente do capítulo 12 em diante; Profetas, os mais conhecidos, Isaías e Jeremias; Salmos, praticamente todos; 1º e 2º Samuel; Judite uma mulher de grande experiência e fé, diante de tantas tribulações; Ezequiel; Daniel; Sabedoria; Eclesiástico, etc, todos do Antigo Testa­mento.

No Novo Testamento, partindo dos evangelhos, podemos ler todos. O livro do Apocalipse é o mais delicado, por causa do tipo de linguagem usada no seu tempo. Uma vez que, de outra forma, a mensagem não chegaria aos destinatários, por causa da perseguição aos cristãos no séc. I, início da Era cristã.

É através da Palavra de Deus que va­mos percebendo o rosto de Jesus nas pesso­as, comprometidas com a causa do Reino de Deus. Isso nos fortalece para também respondermos ao chamado d’Ele em nossa vida e formamos Comunidade: Comunhão!

Vamos juntos meditar mais a Palavra de Deus em nossas vidas e nos comprometer com o avanço do Reino de Deus em nosso meio. Nos alegrando com aqueles que se alegram com a Palavra e despertando e alimentando os que sofrem para fazerem o mesmo.

Deus abençoe a todos neste mês da Bíblia, no despertar da Pa­lavra de Deus!

O nosso coração está no nome do Senhor: Que fez o céu e a terra!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de setembro/2016

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.