Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Preparemo-nos para o natal do Senhor Jesus

- Publicidade -

01/12/2017 07h55

Preparemo-nos para o natal do Senhor Jesus

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de dezembro de 2017

Queridos irmãos e irmãs, Saudações em Cristo Jesus.

Neste mês de dezembro, em primeiro lugar, quero agradecer por tudo o que aconteceu neste ano de 2017. Foram muitos trabalhos pastorais, celebrações, formações e reuniões diocesanas e foraniais e paroquiais; as Romarias ao Santuário Diocesano e ao Santuário Nacional, as solenidades pelos Jubileus dos 60 anos da Diocese e 300 anos da imagem de Aparecida. Em segundo lugar, motivá-los a celebrar tudo isso na beleza do tempo do Advento: a novena de Natal em Família, nos setores, nas Comunidades; as missas dos quatro domingos do advento, que explicita toda a beleza e preparação para a vinda de Jesus, fechando com a grande festa do nascimento do menino Jesus: a solenidade do Natal.

Este ano de 2017 foi muito intenso, com várias realizações celebrativas e pastorais:

a) O Jubileu dos 60 anos da Criação da Diocese de Dourados, foi muito bem celebrado pelas várias romarias das paróquias ao Santuário Diocesano, inclusive com a presença de várias pastorais e movimentos de nossa diocese, culminando com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no dia 25 de junho no Santuário Diocesano, na Vila São Pedro.

b) O Jubileu dos 300 do encontro da imagem de N. S. Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, iniciando com a visita da imagem peregrina por todas as paróquias e sendo recebida com uma grande manifestação de fé e muita alegria. Durante todo este ano várias romarias ao Santuário Nacional, Inclusive a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional que aconteceu em setembro. Muito boa por sinal. Tudo isso culminando, também, com uma grande Solenidade de N. S. Aparecida, no Santuário Diocesano na Vila São Pedro no dia 12 de outubro de 2017, onde participaram mais de trinta mil romeiros.

c) A Jornada Diocesana da Família, da Catequese e do SAV com o tema: Família, Luz do Mundo! Um grande trabalho pastoral, do Setor Família Diocesana, envolvendo todos os tipos carismas na diocese que trabalham com famílias, inclusive catequese, SAV e vários movimentos, para fortalecer essa missão tão bonita e desafiadora, ao mesmo tempo fortalecer o valor da vida em família a partir da Palavra de Deus, especialmente dos preceitos do evangelizador!

d) A Jornada Diocesana da Juventude, JDJ com o tema e lema muito bonitos, focados no Ano Mariano. Uma organização fantástica desses jovens, um esforço enorme, porém, recompensador. Mais de 4.000 jovens se reuniram na Paróquia N. S. de Fátima, na Forania de Fátima do Sul, para um grande dia de reflexão, espiritualidade e celebração. Isto é muito bom, porque move a força juvenil, existente dentro de nossa Igreja Diocesana. Um sucesso!

Também neste ano de 2017, realizou-se pela primeira vez na história de nossa diocese, a Assembleia Foranial. Somos seis Foranias. Cada uma delas realizou sua Assembleia no dia 15 de novembro. Várias reuniões foram realizadas em preparação para estas Assembleias. Realmente o Núcleo da Coordenação de Pastoral, o Conselho Presbiteral, o Colégio dos Consultores, os Forâneos e todas as lideranças diocesana, foraniais e paroquiais reuniram-se, várias vezes, para dar esse grande passo. Para esta Assembleia Foranial, o Setor Família, a Catequese, os MECEs, A Juventude, os CPPs e outras pastorais, foram essenciais para que ela acontecesse. A esperança é que toda a reflexão da Assembleia de cada Forania chegue até as paróquias das mesmas, com suas realidades e particularidades. Isso ajudará a conhecer, mais de perto, a realidade da Pastoral Diocesana. Esse trabalho contribuirá e muito às reflexões nas nossas Assembleias Diocesanas. Parabéns a todos pelo esforço e dedicação.

Enfim quero, agradecer também por tantos outros trabalhos pastorais, movimentos, serviços e organismos que ocorreram neste ano de 2017, na diocese de Dourados. Parabéns a todos e que Deus e o Sagrado Coração de Jesus continuem abençoando cada um de vós.

Que tudo isso nos leve a celebrar o Natal de forma alegre, forte e contagiante em nossas vidas, como o lindíssimo cântico dos anjos aos pastores, na noite em que Jesus nasceu: “Glória a Deus nas alturas paz e aos homens por Ele amados”.

FELIZ NATAL A TODOS E UM PRÓSPERO ANO NOVO: 2018!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de dezembro/2017

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.