Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2017

- Publicidade -

28/02/2017 0h

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2017

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de março de 2017

Querido irmão e irmã, saudações em Cristo Jesus. Neste mês de março quero refletir com você sobre a Campanha da Fraternidade deste ano de 2017. A qual tem como Tema: FRATERNIDADE: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida! E o Lema: Cultivar e Guardar a Criação, (Gn. 2,15)! Lembrando que toda a reflexão está embasada no texto base CF/17.

Vejamos: “A Quaresma nos provoca e convoca à conversão, mudança de vida: cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo. Os exercícios do cultivo que a Igreja nos propõe, no tempo da Quaresma, são aqueles que abrem nossa pessoa à graça do encontro: Jejum, Oração e Esmola”.

Jejum: “Esvaziamento, expropriação, libertação e não privação”. O Jejum abre-nos para a receptividade da vida em Cristo. Aproxima-nos mais dele: a estar com Ele.

Oração: “Súplica de exposição na tentativa de ser atingido pela misericórdia”.

Esmola: “é partilha, amor partilhado”. Deixar-se ser tocado por Jesus, pois Ele mesmo disse que todo aquele que faz um bem a alguém que necessita de fato, é a Ele que fazemos.

Assim, vamos entendendo que recebemos o dom da fé. E que, seguir Jesus, é viver de Sua Palavra que é Vida. Guardados e cuidados nos dom do seguimento de Jesus, que transforma e nos leva à maturidade, também nos leva à plenitude da Vida. Por isso, cultivar a fé e ser guardado por ela, nos abre para o cuidado dos irmãos e irmãs e de toda a obra criada. É a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano. Iremos, aos poucos, percebendo e buscando vivenciar aquela expressão que o próprio Deus teve nos dias da criação: “E Deus viu que tudo era muito bom”, (Gn. 1,10c)!

Os propósitos da CF/2017 têm como objetivo geral: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternos com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

“Bioma quer dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais”. Uma “Paisagem” que mostra unidade entre os diversos elementos da natureza. “Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum” (texto base CF/17).

Nós, brasileiros, podemos observar quão bela, extraordinária e diversa é a natureza do nosso país. Ao abordarmos esse tema, sobre os biomas do Brasil, e lembrar dos povos originários que neles habitam, com certeza, meditaremos a obra benfazeja de Deus.

O gesto de cultivar e guardar são um aprendizado. Nasce da admiração daquilo que é belo e nos deixamos ser tocados por ela, a Natureza!

Quando o nosso coração não aprende a “Cultivar e Guardar a Natureza”, acabamos por depredá-la. Ao fazer isso, depredamos os biomas levando a uma crise “Ecológica”, a qual nos pede uma conversão interior: aprender a Cuidar da Natureza. Uma coisa é muito importante ressaltar, como cristãos que somos e admirados da História da Criação, no livro do Gênesis realizada por Deus, não podemos descuidar da mesma hoje. Precisamos refletir sobre isso, na nossa vida pessoal. O que faço para cuidar da Natureza, criada por Deus? Como posso ajudar a conscientizar outras pessoas, para essa conversão interior? Vamos dar as mãos para cuidar das maravilhas de Deus, doada e deixada aos nossos cuidados. Como posso pensar num futuro bom para as próximas gerações? Os filhos e netos, o que deixaremos para eles? Vamos trabalhar a Conversão Ecológica?

Diante dessas reflexões, convido a cada um para, nesta quaresma, e neste ano de 2017 refletirmos de modo mais profundo sobre o Cultivar e guardar a Criação, é o belo compromisso de Continuar Cuidando da Casa Comum!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo: Para sempre seja Louvado.

Deus abençoe a todos e tenham uma boa reflexão quaresmal!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de março/2017

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2017

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.