Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Reflexões sobre a 56ª Assembleia Geral da CNBB

- Publicidade -

01/06/2018 0h

Reflexões sobre a 56ª Assembleia Geral da CNBB

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de junho de 2018

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus.

Neste mês de junho, quero trazer pra vocês um pouco das reflexões importantes da 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, que aconteceu dos dias 10 a 20 de abril de 2018 em Aparecida-SP.

O tema Central refletiu sobre: As Diretrizes Para a Formação dos Novos Presbíteros da Igreja do Brasil. O material trazido à Assembleia, já bem encaminhado nas reflexões anteriores, foi muito participativo da parte dos bispos, pois é uma diretriz fundamental à Igreja do Brasil, isto é, às dioceses de todo o Brasil, por dar orientações importantes diante da realidade cultural, política, econômica e religiosa em que vivemos: mudança de época. Dá segurança às casas de formações, seminários, aos formadores e formandos, seminaristas, às Equipes Animação Vocacional e também aos bispos e provinciais.

O mais importante em todo este documento é o jovem entender e acolher o chamado vocacional de Deus sua vida; buscar respondê-lo através do acompanhamento vocacional. Depois, passar pela formação no seminário propedêutico, as faculdades de filosofia e teologia. Ao perpassar por todo esse processo, de maneira orante e acolhedora do chamado de Deus em sua vida, acolherá o dom ministerial de ser sacerdote para o Povo de Deus.

Veja esta mensagem na introdução deste documento: “Jesus Cristo, Missionário do Pai, associou seus apóstolos à sua missão, quando disse: ‘A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, eu também vos envio. Então soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo’ (Jo. 20,21-22), para anunciar o Evangelho da vida e da paz. Chamou-os e os escolher para estar com Ele e enviá-los em missão (Mc. 3, 14; 16,15).

Com a efusão especial do Espírito Santo, Jesus Cristo enviou sua Igreja para anunciar o Reino de Deus, manifestando em suas palavras, obras, morte e ressurreição, na espera do reino definitivo. Nessa missão, ocupam lugar especial os presbíteros, que, em virtude do sacerdócio ministerial, unidos ao bispo, ao presbitério e aos demais membros da Igreja, são pastores e guias, de comunidades de fé, esperança, caridade e amor” (Texto de Estudo do Tema Central)!

Outra reflexão bonita e bem participativa por parte dos bispos foi a Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ao Povo Brasileiro. Bastante tocante, no sentido da comunhão do episcopado brasileiro com o Papa Francisco e destaca a necessidade de promover o diálogo respeitoso, para estimular a comunhão na fé, em tempo de politização nas redes sociais. A mensagem retoma a natureza e a missão da entidade na Sociedade Brasileira. Ela vem carregada de um espírito de comunhão e solidariedade entre nós, povo brasileiro e amparados pela fé em Jesus Cristo, o nosso Redentor. Precisamos continuar caminhando unidos no discipulado missionário de Jesus, para continuar anunciando a Boa Nova do Reino de Deus em nosso meio.

Várias outras reflexões ocorreram nesta Assembleia, também importantes que não teria como mencionar nesta página. Porém, você pode entrar no site da CNBB: www.cnbb.org e lá está a mensagem e todos os assuntos trabalhados nesta 56ª assembleia!

Deus abençoe a cada um, na graça e na unidade do Espírito Santo. Amém!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de junho/2018

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R. Foto: RC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.