Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Conversão e santidade abrem coração para a unidade, diz Bento XVI

- Publicidade -

Leonardo Meira
Da Redação

Uma celebração ecumênica na área arqueológica da igreja de Agia Kiriaki Chrysopolitissa [igreja da Santíssima Senhora Recoberta de Ouro], em Paphos, foi o segundo compromisso de Bento XVI no Chipre.

“Conversão e santidade são também os meios privilegiados mediante os quais abrirmos as mentes e corações à vontade do Senhor para a unidade da sua Igreja”, indicou o Papa.

Além do líder ortodoxo Sua Beatitude Crisóstomo II, estavam presentes cristãos de outras confissões, como armenos, luteranos e anglicanos.

O Pontífice destacou que, bem próximo ao lugar da igreja, Paulo, Barnabé e Marcos exerceram a primeira etapa da viagem missionária, pregando na presença do cônsul romano Sérgio Paulo.

“Foi então que a mensagem do Evangelho começou a se espalhar por todo o império e a Igreja, fundada sobre a pregação apostólica, foi capaz de plantar raízes em todo o mundo então conhecido”, afirmou.

Nesse sentido, a comunhão na fé apostólica “é a comunhão, real, embora imperfeita, que já agora nos une, e que nos impele a superar as nossas divisões e a lutar para restabelecer aquela plena unidade visível, que é desejada pelo Senhor para todos os seus seguidores”, expressou.

Unidade

Bento XVI voltou a destacar que a unidade é um dom a se pedir ao Pai, salientando que há cem anos celebrava-se a Conferência Missionária de Edimburgo, que deu origem ao movimento ecumênico moderno.

“Devemos ser gratos ao Senhor, que, através de seu Espírito, nos levou – especialmente nas últimas décadas – a redescobrir a rica herança apostólica compartilhada entre Oriente e Ocidente, e, através de um diálogo sincero e paciente, a encontrar formas de aproximarmo-nos uns dos outros, superando as controvérsias do passado e olhando para um futuro melhor”.

O Santo Padre também sublinhou que todo o cristão é “reservado” pelo Espírito Santo através do Batismo, pois é chamado a dar testemunho profético do ressuscitado.

“Possa o Espírito Santo iluminar as nossas mentes e robustecer a nossa determinação, para que, juntos, possamos levar a mensagem da salvação aos homens e mulheres do nosso tempo, que estão sedentos daquela verdade que leva liberdade autêntica e salvação (cf. Jo 8, 32), a verdade cujo nome é Jesus Cristo!”, exclamou.

Saiba mais sobre o Chipre

A capital do país é Nicósia. A população é de 794 mil habitantes, dos quais 25 mil são católicos (3,15% do total). Há uma circunscrição eclesiástica e 13 paróquias e um centro pastoral. Os bispos são 2, há 30 sacerdotes, 60 religiosos e um seminarista maior.

No total, 6.347 alunos frequentam os 22 centros de educação católicos (escolas maternais, primárias e secundárias). No que diz respeito a centros caritativos e sociais de propriedade da Igreja ou que são dirigidos por eclesiásticos ou religiosos, há dois hospitais, três ambulatórios, um asilo para anciãos, inválidos e deficientes e seis orfanatos e creches.

Conversão e santidade abrem coração para a unidade, diz Bento XVI

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.