Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Fotos: missa de exéquias de Frei Bernardo, OFM

- Publicidade -

01/04/2019 16h

Fotos: missa de exéquias de Frei Bernardo, OFM

Franciscano entrou para a glória eterna no dia 27/03 em seu quarto, na residência paroquial da Paróquia São José Operário

Depto. de Jornalismo

Inúmeros fiéis participaram do velório e missa de exéquias de Frei Bernardo Dettling (OFM), que entrou para a Glória Eterna na quarta-feira (27/03).

Natural da Alemanha (nascimento em 13 de março de 1935), Frei Bernardo chegou ao Brasil em 16 de dezembro de 1965, após o seu sim voluntário em ajudar na evangelização do povo brasileiro, um ano após sua ordenação sacerdotal, ocorrida em 26 de julho de 1964.

Missão

Foram várias as contribuições de Frei Bernardo onde passou. Foram estas as palavras em seu testamento, que foi proferido na missa de exéquias:

Na simplicidade do meu coração, vim ao Brasil, voluntariamente, para ajudar na evangelização, servir à Igreja e ao povo. Onde andei encontrei necessidade de construir/restaurar. Mas a prioridade tinha sempre a preocupação pastoral e a catequese, isto é: o Espiritual. As construções materiais ficaram em segundo plano; aconteceram, por assim dizer, de passagem. O anúncio da Palavra andou sempre de mãos dadas com a diaconia (serviço). Procurei estar perto do povo. Aprendi muito com aquela gente simples e hospitaleira do Pantanal, dos bairros periféricos de Cuiabá e de Dourados.

Ele menciona no testamento também, os lugares onde contribuiu com sua missão franciscana:

Pelas pessoas e comunidades que Ele me confiou: 1.5.1. 1966-72: Seminaristas Menores em Rio Brilhante (professor, educador, diretor); 1.5.2. 1972-85: Paroquianos da Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio de Leverger, MT (pároco); 1.5.3. 1985-93: Paroquianos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Cuiabá, MT (pároco); 1.5.4. 1993-99: Irmãos da Vice-Província Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (Ministro Provincial); 1.5.5. 2000-19: Paroquianos da Paróquia São José Operário, em Dourados, MS (pároco e vigário paroquial).

Mosteiro das Irmãs Clarissas

Localizado no Parque Alvorada em Dourados (MS), o Mosteiro Santa Maria dos Anjos (Irmãs Clarissas) com certeza foi a maior obra que o frade colaborou para que se contretizasse, um sonho pessoal e de Dom Redovino (in memoriam), grande amigo.

Foram muitas as cartas e visitas a vários mosteiros localizados em outras partes do Brasil e do mundo, para conhecer a estrutura e conversar com as religiosas.

Inaugurado em 9 de agosto de 2009, o investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões, em sua maioria este valor arrecadado em projetos e sorteios, como o projeto ‘Católicos somos uma família’.

Este projeto arrecadou R$ 300 mil, que foi dividido entre a construção do Mosteiro e o aumento de potência da Rádio Coração FM.

Na missa de exéquias, os frades ofereceram às Irmãs Clarissas, o terço e a cruz missionária que o frade utilizava em suas orações, momento emocionante para todos que acompanharam.

Rádio Coração

Apaixonado pela comunicação, Frei Bernardo escrevia artigos, colaborava e parabenizava padres e leigos que também escreviam nos periódicos locais, gostava de tirar fotos e sempre contribuiu para que a comunicação católica se desenvolvesse da melhor forma possível.

Na Rádio Coração e Fundação Terceiro Milênio, Frei Bernardo contribuiu com parcerias em projetos e sorteios, arrecadando fundos para a manutenção da emissora católica e aumento de sua potência.

A sua última participação na Rádio Coração, foi no quadro ‘História de Vida’ durante o programa ‘Um Só Coração’, que pode ser ouvido novamente ao lado.

Obras sociais

Incentivador da educação especialmente para as crianças e jovens, Frei Bernardo colaborou com o CEIA (Centro de Integração do Adolescente ‘Dom Alberto’ localizado no Jardim Cuiabazinho em Dourados. Este local diariamente recebe mais de 300 crianças no modo ‘contra-turno’. Eles recebem reforço escolar e diversos cursos de qualificação profissional.

Frei Bernardo também colaborou com a Escola Franciscana Imaculada Conceição. Para lá enviou jovens que não tem condições de pagar uma escola particular. Alguns jovens ainda estudam nesta escola até hoje graças ao frade e outros formaram e se tornaram grandes profissionais.

Missa de exéquias e sepultamento

Dom Henrique Aparecido de Lima, bispo da Diocese de Dourados, juntamente com inúmeros padres, diáconos, religiosas e religiosas (destaque para a presença das Irmãs Clarissas), leigos e amigos que conheciam e conviviam com o Frei Bernardo, participaram da Santa Missa de Exéquias. A recém construída matriz da Paróquia São José Operário, um de seus maiores sonhos que foi realizado, foi o local do seu velório e várias missas em sufrágio a alma do franciscano.

Seu sepultamento, acompanhado pelos fiéis com muita emoção, foi na cripta localizada na parte subterrânea da Igreja. Sua missa de Sétimo Dia será nesta terça-feira (02/04).

Obrigado, frei

São muitas as obras, missão como padre e demais momentos da vida de Frei Bernardo Dettling, que não caberiam nesta matéria. Mas com certeza, tudo pode ser resumido em uma única palavra: gratidão.

Fotos: Estanislau Sanabria (a publicação destas fotos foram autorizadas por Frei Silvio, OFM)

Várias missas foram celebradas em memória ao frade franciscano. Foto: Rádio Coração FM

Frei Bernardo atuava na Paróquia São José Operário em Dourados (MS). Foto: Reprodução/internet

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.