27/03/2018 08h40

Missa dos Santos Óleos na Catedral de Dourados

Dom Henrique , bispo da diocese de Dourados presidiu a celebração que foi concelebrada por padres e diáconos da Diocese de Dourados. Na oportunidade, foi realizada a renovação das promessas sacerdotais.

Dom Henrique , bispo da diocese de Dourados que presidiu a missa dos Santos Óleos concelebrada por padres e diáconos da  Diocese de Dourados. Na celebração, aconteceu a renovação das promessas sacerdotais. Dom Henrique , bispo da diocese de Dourados que presidiu a missa dos Santos Óleos concelebrada por padres e diáconos da Diocese de Dourados. Na celebração, aconteceu a renovação das promessas sacerdotais.
Depto. de Jornalismo

Fiéis de Dourados e região participaram nesta segunda-feira, (26/03) da missa dos 'Santos Óleos' e renovação das promessas sacerdotais. A celebração aconteceu às 19h, na Catedral Imaculada Conceição em Dourados. A missa foi celebrada por Dom Henrique e concelebrada por padres e diáconos da Diocese de Dourados. Na celebração, aconteceu a renovação das promessas sacerdotais.

Uma das celebrações mais importantes do ano, fiéis conheceram os sacerdotes atuantes na Diocese de Dourados, como padres diocesanos, religiosos, seminaristas de Dourados e os que já estão nos estudos filosóficos e teológicos em Campo Grande, diáconos permanentes e transitórios, membros de institutos e congregações, todos estes apresentados durante a Santa Missa.

Entenda a celebração: a Missa Crismal na qual o Bispo concelebra com os presbíteros e consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio de Cristo e sinal visível da profunda comunhão dos presbíteros com o seu bispo.

Além dos ritos tradicionais da missa, durante esta celebração o bispo consagra:

Óleo dos Catecúmenos

Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, liberta-o e prepara para o renascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo do Crisma

Feito de mistura de óleo e bálsamo, significa a plenitude do Espírito Santo. O cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento da Ordem, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Enfermos

Usado na Unção dos enfermos, este óleo significa a força do Espírito de Deus para a pessoa provada pela doença e pelo avanço da idade. Traz fortalecimento da pessoa enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A Unção dos Enfermos pode propiciar a cura física e espiritual, dá o perdão dos pecados e a conformidade com o desígnio de Deus.

Ao final da missa foi entregue um presente para todo o clero. A liturgia foi preparada pelo Cerimonial Diocesano e Comissão Litúrgica da Diocese de Dourados. O pároco anfitrião, Pe. Crispim, fez um agradecimento a todos os que colaboraram para o acontecimento.

Fotos: Estanislau Sanabria


Envie seu Comentário