Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Missa pelo centenário da Mãe Peregrina Schoenstatt

- Publicidade -

Missa pelo centenário da Mãe Peregrina Schoenstatt

Dept. Jornalismo

No dia 18 de outubro, sábado, às 19h, foi realizado na comunidade Mãe Rainha (Rancho da Mãe), no bairro João Paulo II, paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Dourados a santa missa alusiva ao centenário do Movimento Apostólico de Shoenstatt, no qual deu origem a Campanha da Mãe Peregrina das famílias.

Uma grande quantidade de fiéis, portando a capelinha com a imagem da santa, participaram da celebração presidida pelo Pe. Casemiro.

Fotos Estanislau Sanábria

História

Era um dia de outubro como muitos outros em 1914. Mas para os jovens seminaristas do Seminário Palotino de Schoenstatt, em Vallendar, no vale do Rio Reno, na Alemanha, seria um dia inesquecível. Há alguns meses, tinham se consagrado a Nossa Senhora como membros da Congregação Mariana, orientados pelo Diretor Espiritual dos seminaristas, o jovem sacerdote José Kentenich.

Para motivá-los e para terem um lugar só deles, os congregados reformaram a antiga capelinha de São Miguel, que ao longo dos anos fora abandonada e transformada em depósito de ferramentas de jardinagem, para ser o seu lugar de encontro entre si e com Deus. Mas, o jovem Diretor Espiritual tinha em mente algo muito maior: UMA ALIANÇA DE AMOR COM MARIA.

O início de uma grande Obra

No dia 18 de outubro de 1914, ao inaugurarem a capelinha da Congregação, que se tornaria o Santuário Original de Schoenstatt, Pe. Kentenich disse: “Gostaria de transformar esse lugar num lugar de romarias e de graças para nossa casa, para toda a Província Alemã e para mais além. Todos os que aqui chegarem para rezar, terão de experimentar as magnificências de Maria e confessar: Aqui é bom estar!” E ainda: “Esta capelinha deverá ser para nós o berço da santidade. Esta santificação fará suave violência à nossa Mãe celestial e atraí-la-á para junto de nós.”

Este pequeno grupo de jovens seria o início de uma grande obra, a Obra Internacional de Schoenstatt, hoje presente nos cinco continentes com os seus diversos ramos: sacerdotes, Irmãs, famílias, juventude masculina e feminina, etc.). Além disso, alcança milhões de pessoas por meio dos cerca de duzentos santuários da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que são cópias fiéis do Santuário Original, permitindo um vínculo direto com o lugar sagrado onde nasceu o Movimento de Schoenstatt. O Movimento é muito conhecido também pelas milhares de imagens peregrinas da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt – Mãe Peregrina – que visitam milhões de famílias no mundo inteiro.

Frutos dos cem anos

Hoje, os frutos desse primeiro centenário do Movimento de Schoenstatt testemunham que a Mãe de Deus aceitou o convite dirigido a ela pelo Pe. Kentenich e pelos congregados de 1914: ela estabeleceu-se na pequena capelinha, no Santuário de Schoenstatt, e dali, bem como dos demais Santuários Filiais, tem distribuído dons e graças e tem gerado santos da vida diária.
Tudo isso tem sua raiz da Aliança de Amor com Maria deste primeiro grupo e de todas as pessoas que, ao longo desses 100 anos, selaram a mesma Aliança de Amor, inserindo-se assim espiritualmente naquele precioso momento da fundação de Schoenstatt.

Por isso, o Movimento ou Obra Internacional de Schoenstatt está em festa e tem como grande propósito difundir sempre e em toda a parte a Cultura da Aliança, cujo princípio é justamente a Aliança de Amor com Maria e, por meio dela, com o próprio Deus Trino. Em Schoenstatt, Maria é a grande missionária, a grande medianeira de todas as graças entre o Deus infinitamente amoroso e misericordioso e os homens.

Assim como o Papa Francisco, que não se cansa de falar do amor e da misericórdia de Deus, pela Aliança de Amor, Schoenstatt busca, como o primeiro grupo de jovens congregados, atrair Maria ao santuário, para que ela possa gerar novamente Cristo neste mundo sem fé, muitas vezes sem esperança e, especialmente, sem amor.

Indulgência plenária…

Em vista da importância do Centenário da Aliança de Amor, o Santo Padre o Papa concedeu indulgência plenária em todos os Santuários de Schoenstatt, durante todo o Ano Jubilar, que vai até outubro de 2014, para todos que, estando em estado de graça, participarem da santa Missa e rezarem nas intenções do Santo Padre, invocando no Santuário a Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Todos somos convidados, portanto, a visitarmos os santuários de Schoenstatt, durante este ano jubilar, obtendo assim, de maneira especial as três graças de romaria: o abrigo espiritual, a transformação interior e o zelo apostólico.

Fonte: Abrindo espaços, criando laços

Missa pelo centenário da Mãe Peregrina Schoenstatt

Missa pelo centenário da Mãe Peregrina Schoenstatt

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.