Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Suicídio : É preciso falar sobre esse tema

- Publicidade -

04/10/2016 09h00

Suicídio : É preciso falar sobre esse tema

Programa Ponto de Vista:

Apresentação / Pe. Crispim Guimarães

Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix

Data: 01/10/2016

Tema : SUICÍDIO:É PRECISO FALAR SOBRE ESSE TEMA

Enquanto o suicídio segue sendo um assunto sobre o qual se fala pouco, o número de pessoas que tiram a própria vida avança silenciosamente. No Brasil, o índice perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças).

Em todo o mundo, entre os jovens, a morte por suicídio já é mais frequente que por HIV. Entre idosos, assim como entre pessoas de meia-idade, os índices também avançam.

Falar de suicídio, na maioria das vezes, é falar de depressão. Falar de depressão, no entanto, não necessariamente é falar de suicídio.

  • CAMPANHA

Seguindo o terceiro ano consecutivo de iniciativa no Brasil, Setembro Amarelo é uma campanha organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e outras entidades como o Centro de Valorização à Vida (CVV).

A ação visa a prevenção do suicídio e o combate ao estigma acerca do tema, visto que a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida e a cada 40 segundos uma pessoa morre vítima de suicídio no mundo, totalizando, mundialmente, em mais de 1 milhão por ano e superando os números de mortos por homicídio e guerras juntos. Ainda sim, somos o 8º país no mundo em números absolutos de suicídios consumados e 17% das pessoas no Brasil já pensaram em se matar em algum momento da vida. Com dados tão alarmantes, a necessidade de divulgação e propagação da campanha tornou-se uma questão de saúde pública e dever social.

Participações:

  • Prof. Edilson Reis – Capelão do Corpo de Bombeiros de Campo Grande/MS- Coordenador do Primeiro Curso de Prevenção ao Suicídio do HU/UFMS.

  • Roberto Sinai – Coordenador de Divulgação do GAV (Grupo Amor Vida);

  • Vanessa Silva Figueiredo – Psicóloga, psicanalista lacaniana – UFMS;

  • Eliane Soares, voluntária do CVV que realiza mais de 1 milhão de atendimentos anuais por aproximadamente 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal.


Suicídio : É preciso falar sobre esse tema

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.