Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Troca de comando na 14ª Cia Com de Dourados

- Publicidade -

01/12/2015 07h46 –

Troca de comando na 14ª Cia Com de Dourados

A cerimônia aconteceu na manhã de segunda-feira(30) na sede da unidade na presença de autoridades civis e militares

Reynaldo Felix

A 14ª Companhia de Comunicação Mecanizada de Dourados trocou de comando na manhã de ontem(30). Assumiu, o Major Plácido Garcia Travassos dos Santos. A solenidade aconteceu às 10h, na sede da unidade.

Deixou o comando major Sérgio Ricardo Martins Rosa, que ficou a frente da tropa por dois anos. Ele segue agora para o Rio Janeiro/RJ para comandar uma tropa de infantaria, que tem como missão segurar o bom andamento nos jogos Olímpicos Rio 2016.

A cerimônia foi presidida pelo General de Brigada, Rui Yutaka Matsuda, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus, de Dourados/M. A programação teve início às 9h30 com a inauguração do retrato e formatura.

  • 80 anos

A 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada completa 80 anos de existência no Brasil. Em Dourados, existe desde 2006. Instala, explora e mantém os sistemas de Comunicações da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. É a única tropa especializada em Comunicações do Comando Militar do Oeste.

  • A história

A companhia foi criada oficialmente em 15 de março de 1935, sendo originária da 2ª Companhia Independente de Transmissões do 6° Batalhão de Engenharia. Iniciou atividades em Aquidauana, no mesmo ano da fundação.

Em 1936 foi transferida para Campo Grande, ocupando instalações do Comando Militar do Oeste e tornado-se o embrião da 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada.

Em 1937 participou no Destacamento contra Banditismo, onde a companhia recebeu o batismo de fogo; em 1943 participou da Força Expedicionária Brasileira; entre outros.

Foi transferida para Dourados em julho de 2006. Participou da Missão de Paz no Haiti, Minussttah, contribuindo com efetivo de quatro homens, sendo um oficial, um subtenente, um sargento e dois cabos.

Responsável por instalar, explorar e manter o sistema de comando e controle da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda. C. Mec.), proporcionando as comunicações no âmbito da Brigada, a Cia Com é encarregada, ainda, de gerenciar e operacionalizar a implantação do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), mais importante projeto de monitoramento de fronteira que vem sendo empregado em Dourados.

Ao se despedir de Dourados, Major Sérgio destacou os vários desafios ao longo dos dois anos que ficou a frente da tropa. “Cada dia eram novas missões. Durante esse período adquiri e transmiti conhecimentos e posso dizer que saio com o sentimento de missão cumprida”, disse emocionado durante, agradecendo a todos e em especial os familiares, pais, esposa e filhos.

Ele agradeceu a todos os colegas pelo companheirismo e destacou ainda o profissionalismo, camaradagem, dedicação e civismo dos soldados ao longo deste tempo que conviveram juntos.

Travassos assume a Companhia com expectativa de dar continuidade ao trabalho de Sérgio, embora o Sisfron tenha sido atingido em cheio pelo governo federal no corte de gastos. “Sabemos da importância da Cia Com na implantação do projeto piloto do Sisfron e queremos fazer o melhor trabalho para efetivar esse projeto”, disse Travassos.

Ao término da cerimônia, foi servido um delicioso coquetel as presentes. O pároco da paróquia Santo André de Dourados, Pe. Otair Nicolleti, esteve presente no evento.

Nossos parabéns e votos de bom trabalho ao novo comandante da 14ª de Dourados, Major Plácido Garcia Travassos dos Santos.

Fotos : Reynaldo Felix

Troca de comando na 14ª Cia Com de Dourados

Major Sérgio, em discurso de despedida da tropa na manhã do dia 30/11.'Saio com o sentimento de missão cumprida”.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.