Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Ponto de Vista debate a crise Política, Econômica e Social na Venezuela

- Publicidade -

06/05/2019 09h41

Pe. Crispim Guimarães

Programa Ponto de Vista:

Apresentação / Pe. Crispim Guimarães.

Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix

Sonoplastia: Alexsander Almeida

Data 04 /Maio/ 2019

Tema: Crise Política, Econômica e social na Venezuela

A atual crise na Venezuela é uma crise socioeconômica e política que a Venezuela tem sofrido desde o final do governo de Hugo Chávez, adentrando o atual governo de Nicolás Maduro. A queda do Produto interno bruto (PIB) nacional e per capita entre 2013 e 2017 tem sido mais grave do que a dos Estados Unidos durante a Grande Depressão, ou da Rússia, Cuba e Albânia após a dissolução da União Soviética. É a pior crise econômica da história da Venezuela.

Durante o ano de 2016, por exemplo, a inflação foi de 800% e a economia contraiu-se em 18,6%. Uma pesquisa indicou que cerca de 75% da população tinha perdido uma média de pelo menos 11 kg devido à falta de alimentação adequada. A taxa de homicídios em 2015 foi de 90 por 100.000 habitantes, segundo o Observatório Venezuelano de Violência (uma taxa maior que 10 por 100.000 habitantes é considerada como violência epidêmica pela Organização Mundial da Saúde).
A crise foi o resultado de políticas populistas que se iniciaram como parte da “Revolução Bolivariana” do governo de Hugo Chávez. A crise se intensificou no governo de Maduro pela queda dos preços do petróleo no começo de 2015.

A corrupção, a escassez de produtos básicos, o fechamento de empresas e a deterioração da produtividade e da competitividade são algumas das consequências da crise. De acordo com um estudo publicado em 2018 por três universidades venezuelanas, quase 90% dos venezuelanos agora vivem na pobreza.

Na eleição presidencial de maio de 2018, Nicolás Maduro foi reeleito, mas o processo eleitoral foi acusado de várias irregularidades, considerando-o assim inválido. Desde então, políticos interna e externamente à Venezuela trataram da legitimidade da eleição, posse e exercício da Presidência por Maduro. O resultado eleitoral foi reconhecido pela Rússia, China, México e a ALBA. Maduro é apoiado pela Assembleia Constituinte, enquanto Guaidó é apoiado pela oposição da Assembleia Nacional. Maduro tomou posse em 10 de janeiro de 2019.

(Wikiédia)

PARTICIPAÇÕES:

  • Odair Laercio de Lima presidente Caritas Diocesana – Dourados-MS;
  • Irmã Rosita Milesi – Diretora Geral do IMDH (Instituto Migrações e Direitos Humanos) Brasília – DF está em Roraima;
  • Lucas Aragão – Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do ES, Assessor de Movimentos Sociais e Consultor Político, Associado à República Marketing Político.
  • Carlos Vitoratti – Prof. Economia da Fac. Anhanguera/Dourados-MS e Consultor Financeiro;
  • Sisto & Sol – Casal Venezuelano que chegou em Dourados 03/02/2019

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.