Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Ponto de Vista debate surto de dengue no estado

- Publicidade -

24/04/2019 08h22

Ponto de Vista debate surto de dengue no estado

Pe. Crispim Guimarães

Programa Ponto de Vista:

Apresentação / Pe. Crispim Guimarães.

Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix

Data 30/ Março / 2019

TEMA: SURTO DE DENGUE EM MATO GROSSO DO SUL

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente oAëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).

  • MATO GROSSO DO SUL

Surto de dengue em Mato Grosso do Sul já atinge 29 cidades, sendo que outras 26 estão em alerta com média incidência da doença. De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, são mais de 14 mil notificações até 21 de março desse ano, contra 1,6mil no ano passado, um aumento de quase 800%.
Ao todo o Estado registrou 5 mortes, sendo uma na cidade de Dourados, duas na cidade de Três Lagoas e outras duas em Campo Grande, cidade que já está em estado de epidemia.
De acordo com o último boletim, das 14 mil notificações, um total de 5.897 casos foram confirmados, sendo que 4.098 são da cidade de Campo Grande. Outros 1.017 são da cidade de Três Lagoas e 185 são da cidade de Dourados. O restante está distribuído nos demais municípios do Estado, com exceção de Japorã e Jateí, que não registraram nenhuma notificação.

  • CONVIDADOS:

  • Andyane Freitas Tetila – Infectologista(Controle de Infecção Hospitalar, Infectologia clínica, Hepatite Crônica) HU – UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados;

  • Devanildo de Souza Santos: Gerente de Vigilância Epidemiológica de Dourados;

  • Rosana Alexandre Silva – Bióloga Coordenadora (CCZ) Centro Controle de Zoonoses Dourados/MS;

  • Ênio Teixeira – Comunicador do programa ‘Coração Sertanejo’ e Agente da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde / Dourados-MS.

Ponto de Vista debate surto de dengue no estado

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.