Exame da OAB está próximo de ser extinto


No último Exame da Ordem, duas das três universidades de Direito de Dourados aprovaram apenas 10% de seus alunos
Do site de notícias MS JÁ
Após aceito o parecer, o processo que contesta o Exame de Ordem retornará ao gabinete do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal. Não há data prevista para o julgamento. Após aceito o parecer, o processo que contesta o Exame de Ordem retornará ao gabinete do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal. Não há data prevista para o julgamento.

Foi encaminhado pelo subprocurador geral da República, Rodrigo Janot e incluído no processo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) o parecer dele concluindo a incostitucionalidade da exigência de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para exercício da advocacia.

No parecer, Janot afirmou que não está em debate a necessidade de inscrição do bacharel em Direito nos quadros da OAB como requisito indispensável para o exercício da advocacia e sim, a constitucionalidade da exigência de submissão e aprovação no exame para admissão na OAB e a delegação ao Conselho Federal da Ordem para regulamentação da prova.

Apesar de ser o “pesadelo” de muitos bacharéis que pretendem seguir o exercício da advocacia, alguns acreditam ser estritamente importante a aprovação no exame para a qualificação profissional.

A acadêmica Jaqueline Silva cursa o último semestre do curso de Direito, e é a favor da obrigação do exame. Para ela, a medida “filtra” os futuros profissionais. “Se não existir o exame da OAB, milhares de advogados estarão no mercado de trabalho sem nenhuma avaliação de conhecimento”, disse.

Mesma opinião de Rafael Rocha, que vê como fundamental a prova. “Como uma pessoa pode estar qualificada para o mercado de trabalho se ela não consegue passar pelo teste? É claro que a qualidade profissional dela não é medida por uma prova, mas, evitaria pessoas despreparadas de ingressar na profissão”, comentou.

Após aceito o parecer, o processo que contesta o Exame de Ordem retornará ao gabinete do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal. Não há data prevista para o julgamento.

Exame da Ordem em Dourados

No último Exame da Ordem, duas das três universidades de Direito de Dourados aprovaram apenas 10% de seus alunos, porém, o melhor resultado do Estado é de Dourados, da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (29%).

Já a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul ficou em segundo na cidade e em terceiro no Estado, com com 14,29%. A terceira foi a Unigran, com 6,3%, o que lhe rendeu também o 4º lugar entre as cinco melhores particulares do Estado.

Desde o ano passado, a prova é nacional, unificada, e realizada pela Fundação Getulio Vargas. No Estado, três universidades ficaram entre as 90 que não conseguiram alcançar a média exigida pelo MEC. (Faculdades Integradas de Paranaíba – Fipar, o Instituto Campo Grande de Ensino Superior – ICGES e Instituto Mato Grosso do Sul de Educação e Cultura – Ismec).

Veja abaixo as melhores do Estado

UFGD - 29%

UFMS - 27%

UEMS- 14,29%

Unaes - 12,45%

UCDB - 12%

Faculdade Salesiana de Santa Teresa de Corumbá - 11%

Unigran - 6,30%

Uniderp - 6,08%

Em todo o Brasil fizeram o exame 106.891 bacharéis em direito e só 12.534 passaram. Existem 1.120 cursos superiores de Direito no Brasil, oferecendo um total de 650 mil vagas.

Nacional

A Universidade de Brasília (UnB) é a campeã em desempenho. Dos 43 alunos formados pela universidade que fizeram as provas, 29 receberam a carteira da Ordem dos Advogados, o que representa índice de 67,4% de sucesso. O segundo e terceiro lugares são de universidade federais mineiras. A Federal de Juiz de Fora obteve índice de 67,3% de aprovação e a Federal de Minas Gerais, 65,3%. A USP aparece em quarto lugar (63,4%), seguida da Federal do Piauí (60,9%).

(125) Comentários

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Bando de ladroes safados, roubando dinheiros de todos os brasileiros, bando de nojentos...estou desejando uma guerra nesse País, pois isso é um bando de imundo que deve morrer, vamos invadir a casa desses imundos ou ainvés de ir pras ruas.....DEVEMOS IR PRA DENTRO DA CASA DESSES VAGABUNDOS, POIS ELES NAO MERECEM ESTAR REPRESENTANDO NOSSO PAÍS, o STF é uma vergonha!!!

 
bruno em 07 de abril de 2014 às 17:39

A OAB FUNCIONA COMO UMA QUADRILHA ORGANIZADA, UMA MÁFIA QUE GERA LUCRO E CAUSA DESGRAÇA POR ONDE PASSA. SERIA BOM SE UMA CPI FOSSE INSTAURADA PARA APURAR ESSES MILHÕES ARRECADADO TODOS OS ANOS. COMO OS MEMBROS DAS DIRETORIAS E SECÇÕES CONSEGUIRAM ADQUIRIR TANTOS BENS E DINHEIRO EM TÃO POUCO TEMPO? SE HOUVER CPI HAVERÁ CADEIA, SE HOUVER CADEIA HAVERÁ JUSTIÇA, SE HOUVER JUSTIÇA NÃO HAVERÁ EXAME -OAB

 
Marcio Santos em 03 de abril de 2014 às 20:34

A OAB precisa passar por uma CPI para explicar o que fez e faz com tanto dinheiro arrecado as custas dos sonhos de milhares de pessoas que apenas querem exercer o ofício de advogado. Onde muitos dos "DIRIGENTES DA OAB" teriam que se justificar por enriquecerem de forma "milagrosa". Há uma quadrilha organizada na OAB que sugam mais que o dinheiro dos candidatos, sugam sonhos e esperanças. CADEIA!

 
Marcio Geraldo dos Santos em 03 de abril de 2014 às 20:23

Seguindo o que escrevi acima, concluo dizendo que se aprovado as PLs que estão em pauta como a que pede o fim da cobrança da tx de R$ 200,00, daí lhes garanto que a dona OAB irá terminar com a provinha (3) P ANO, pois se se inscreverem 120.000 x 660,00 por anuidade, esta irá arrecadar mais do que arrecada hoje, pois embolsará 79.200,000, por ano. é melhor q c a prova da OAB, pensem nisso.

 
JAIRO ALMEIDA PIMENTEL em 31 de março de 2014 às 23:24

Com essa nova idéia de não mais cobrar a taxa de 200,00 da inscrição para cada prova da OAB, e que são em numero de 3 por ano, a toda Poderosa OAB, irá deixar de arrecadar os R$ 66.000.000,00 que abocanha por ano, pois se inscreve por prova da OAB em media 110.000 bacharéis e como são 3 provas por ano ao preço de R$ 200,00 por inscrição. ai ele irão ficar no prejuízo, do contrario, segue outro

 
JAIRO ALMEIDA PIMENTEL em 31 de março de 2014 às 23:16

Vamos nos reunir na praça central de Vitória ES no final do mês, depois no RJ, depois SP e assim por diante até acabar com essa maldita prova? Só manifestando e colocando a cara a tapa que vamos conseguir

 
Vicente em 25 de março de 2014 às 16:46

Deputado Eduardo Cunha, você está de parabéns, pois este exame OAB é a coisa mais absurdo que eu já vir neste 42 anos de vidas, faz quase 03 anos que terminei a faculdade e não posso trabalhar devido esta instituição tirar meu direito de trabalhar, e ninguém faz nada, muito politico só quer nosso votos, e não faz nada, o que eu posso fazer para ti ajudar para acabar com este exame. pelo o amor de

 
FRANCISCO DORACI ARRUDA GOMES em 17 de março de 2014 às 14:00

O PROBLEMA É QUE A OAB QUER MANDAR NO PAÍS , TIRA A TAXA DELES, PARA VER O QUE ACONTECE .
SE PASSAR A SER DE GRAÇA , ELES AO INVÉS DE DINHEIRO GANHAREM TRABALHO , VAI ACABAR COM O EXAME RAPIDINHO

 
Rosinha em 17 de março de 2014 às 11:34

trabalho com o judiciário a 6 anos, e não consigo passar no exame, sou incompetente, quem sabe, mas meus amigos e clientes continuam me procurando, ou seja, o que falta aos bacharéis é união, vamos nos unir e votar em nós mesmos, vamos sair candidatos a deputados federais e senadores, desta forma é que conseguiremos alguma coisa, apenas com representatividade, o que vcs acham ??????????????????

 
rogerio ferreira em 09 de março de 2014 às 23:04

ESSE É O GRANDE PROBLEMA DO BRASILEIRO, SABEM QUE O EXAME É ILEGAL, CHEIO DE VÍCIOS, MAS MESMO ASSIM QUEM JÁ PASSOU, NÃO QUER APOIAR A INICIATIVA DE UMA SITUAÇÃO QUE JÁ VEM ERRADA HÁ ANOS... UMA ABSURDO!! VAMOS LUTAR PARA ACABAR COM ESSA PALHAÇADA QUE SÓ SERVE PARA ARRECADAR E TIRAR O DIREITO DO CIDADÃO DE TRABALHAR DIGNAMENTE DEPOIS DE 5 ANOS NA FACULDADE....

 
Leonardo em 08 de março de 2014 às 18:09

A maioria da sociedade é a favor do exame, quem ralou e passou é a favor!!! Conselho: estudem, pq O STF tem um carinho especial pela OAB e nunca seriam a favor da extinção do exame. O tempp que gastam reclamando do exame e fazendo mobilização, vão estudar!!!

 
Ana em 17 de fevereiro de 2014 às 18:03

Eu também era contra o exame de ordem, fiz a primeira vez fiquei por 0,25 em penal, na segunda fiz civil 4,9 na peça, para passar tem que estudar, estudar. O STF jpa deliberou que o exame não é inconstitucional e pronto! Os ministros do Supremo são 70% os mesmos q julgaram assim, pq eles mudariam agora?!

 
cristina em 15 de fevereiro de 2014 às 15:33

precisamos nos unir e sair as ruas para reivindicar nossos direitos,precisamos reunir as pessoas na avenida paulista que é o foco da atenção de são Paulo e protestar todos juntos.somente desta forma chegaremos A vitória.

 
gabriela em 12 de fevereiro de 2014 às 23:40

NÃO PODEMOS MAIS ACEITAR ESSA CONDIÇÃO INDIGNA E HUMILHANTE COM TOTAL DESRESPEITO QUE A OAB IMPÕE AO BACHAREL DE DIREITO.

IMPEACHMENT JÁ ... FORA DILMA ...

 
RICARDO em 29 de janeiro de 2014 às 20:01

TEMOS QUE ACABAR COM ESSE CÂNCER QUE É O EXAME DE ORDEM... NÃO PODEMOS ACEITAR... NÃO PODEMOS PERDER MAIS TEMPO.... ISSO NÃO PODE VIRAR EM MOVIMENTO POLÍTICO EM TRAMPOLIM PARA CANDIDATOS A ELEIÇÃO NA CARREIRA POLÍTICA... TEMOS QUE UNIR FORÇAS URGENTEMENTE E SE MANIFESTAR DIRETAMENTE COM A PRESIDENTE DILMA, ACREDITO QUE É DESSA MANEIRA QUE CONSEGUIREMOS DERRUBAR O EXAME DE ORDEM...

 
RICARDO em 29 de janeiro de 2014 às 20:00

E INTOCÁVEIS, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA. E, ACIMA DE TUDO DEFENDER A LIBERDADE, POIS SEM ELA NÃO HÁ DIREITO QUE SOBREVIVA, NEM PAZ QUE SE CONCRETIZE."! ABSURDO ISSO ... SE O BACHAREL SÓ TERÁ COMPETÊNCIA A PARTIR DE UM EXAME E QUE A OAB ALEGA QUE ISSO SERVE PARA PROTEGER O CIDADÃO, RAZÃO NÃO TEM DE EXISTIR UM TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA? EXAME DA OAB NÃO PODE SER EQUIPARADO A CONCURSO?

 
RICARDO em 29 de janeiro de 2014 às 19:58

PARA QUE SERVE O JURAMENTO NA COLAÇÃO DE GRAU? Juramento do Bacharel em Direito "JURO, COMO BACHAREL EM DIREITO, NO EXERCÍCIO DAS MINHAS FUNÇÕES E DO MEU OFÍCIO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS SOBRE OS QUAIS SE ASSENTAM AS LEIS, GUIAR-ME À LUZ DA ÉTICA, SEMPRE EM BUSCA DA JUSTIÇA, E DOS VALORES HUMANOS, VALENDO-ME DO DIREITO COMO INSTRUMENTO MÁXIMO PARA ASSEGURAR AOS HOMENS OS SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS,

 
RICARDO em 29 de janeiro de 2014 às 19:57

ISSO TEM QUE ACABAR... COMO PODE A OAB DIZER QUE O BACHAREL NÃO É ADVOGADO? ORA ABSURDO E CONTROVERSO, TENDO EM VISTA QUE DURANTE A GRADUAÇÃO SE TEM CINCO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS TODOS COM AVALIAÇÃO POR UM PROFESSOR COORDENADOR, ONDE SE ATUA COMO ADVOGADO FOSSE, FAZ TUDO, ATENDE CLIENTE, FAZ A PEÇA, RECURSOS, ASSISTE AUDIÊNCIAS, ENTRE OUTRAS FUNÇÕES, ALÉM DISSO, SE NÃO PODE ADVOGAR ?...

 
RICARDO em 29 de janeiro de 2014 às 19:55

TEMOS QUE ACABAR COM O EXAME DE ORDEM...NÃO PODEMOS ACEITAR MIGALHAS... É UMA VERGONHA... OS SENHORES REITORES NÃO DIZEM NADA...REPRESENTAM O ESTADO COM PODERES PARA CONFERIR O GRAU, OS SENHORES PROFESSORES, JUÍZES, DESEMBARGADORES, DELEGADOS DE POLICIA, PROMOTORES DE JUSTIÇA TODOS SÃO TAXADOS DE INCOMPETENTES, DONOS DE CURSINHOS PREPARATÓRIOS, MUITOS COM CENTENAS DE LIVROS JURÍDICOS PUBLICADOS...

 
RICARDO em 29 de janeiro de 2014 às 19:53

Tem Estudantes que passam no exame e tira notas baixas nas disciplinas que em fase de conclusão e tem deles que se mandar fazer uma petição não saber, a prova do exame é só naquele momento que o estudante está preparado e cheio de macetes, depois é outra realidade,porque o estudante como advogado não saber nem se expressar diante do juri na defesa do réu.

 
Emanoel em 25 de janeiro de 2014 às 21:08
1 2 3 4 5 6 7