Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Com foco na comercialização, Semana do Peixe movimenta Dourados

- Publicidade -

Com foco na comercialização, Semana do Peixe movimenta Dourados

Ações incluem venda de peixe nas feiras e em dois parques como incentivo ao consumo de peixes

Assecom

Começa nesta terça-feira, 13, e segue até domingo, 18, a Semana do Peixe. No Brasil a semana está na XII edição, mas em Dourados acontece pela primeira vez. Em Dourados, as atividades tem foco principal na comercialização, como forma de incentivar a população a consumir a carne de peixe, que é muito saudável e, ao mesmo tempo, promover a produção como alternativa de renda aos produtores.

A abertura oficial acontece nesta terça-feira, às 8h, na sede do Sindicato Rural de Dourados. O vice-prefeito Odilon Azambuja recebe autoridades estaduais e locais para abrir as ações da semana que, além da venda de peixe, terá uma oficina gastronômica no dia 16, Dia Mundial da Alimentação Saudável, na sede do sindicato Rural. As vagas já estão preenchidas devido ao grande interesse.

As atividades de comercialização terão apoio de cinco caminhões. O caminhão-feira do MDA (Ministério da Pesca e Aquicultura) se revezará entre os parques Antenor Martins (Parque do Lago) e Primo Vicente (Rego D’Água) e as feiras de Dourados. As ações de venda acontecem de quarta-feira a domingo.

Além do caminhão-feira, darão apoio aos produtores que vão atender a população com barracas nas feiras outros quatro caminhões, sendo dois caminhões câmara-fria, um do MDA e outro da MS-Peixe, e dois caminhões de carga viva, que levarão os peixes para o abate no frigorífico.

O caminhão do MDA conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria, como câmaras frias, balcão expositor refrigerado e balanças.

As feiras onde os peixes estarão à venda no caminhão e nas barracas dos produtores são a do Parque dos Ipês, na terça-feira, das 17h às 21h; a da Praça do Cinquentenário, na quarta-feira, das 7h às 21h, a da Praça do Parque Alvorada, na quinta-feira, das 7h às 21h; a do Ceper do 3º Plano, na sexta-feira, das 7h às 21h e a Feira da Rua Cuiabá, no sábado dia e noite e domingo até às 12h.

A meta da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidaria) é comercializar na semana pelo menos 15 toneladas de peixe das espécies pintado, catfish, pacu, patinga e tambacu, criados em cativeiro em Dourados e região.

A Prefeitura de Dourados , através da Semafes, tem trabalhado para organizar o setor da piscicultura e incentivar a produção. Entre as ações executadas pelo prefeito Murilo está a instituição da comercialização de peixes nas feiras.

A prefeitura também trabalha para aumentar a produção do pescado no município. A Festa do Peixe, realizada todo ano, também tem o foco de incentivar o consumo do pescado como forma de vida saudável para a população e geração de renda no campo.

A realização da Semana é da Prefeitura, através da Semafes, e do MDA, tendo como parceiros a MS-Peixe, a Superintendência Federal da Pesca em MS, o Governo do Estado, através da Aglaer, o Sindicato Rural de Dourados, a Câmara de Vereadores, Embrapa Agropecuária Oeste e UFGD.

Produtores estarão vendendo peixes nas feiras de Dourados esta semana, em barracas próprias e no caminhão-feira do MDAFoto: Arquivo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.