Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Cuidados de segurança são sempre altos no Vaticano

- Publicidade -

Cuidados de segurança são sempre altos no Vaticano

Fonte: Rádio Vaticano

“A ameaça existe, como soube dos colegas italianos e estrangeiros, mas isto não significa que há ‘planos de ataque’ ao Vaticano ou ao Santo Padre”. A declaração é de Domenico Giani, comandante da Gendarmaria Vaticana, entrevistado pelo site www.poliziamoderna.it.

“Nosso patamar de atenção – explica Giani – é constantemente alto, sempre adequado às circunstâncias. Além das ameaças do Estado Islâmico (EI), há também o risco de ações solitárias, ainda mais perigosas e imprevisíveis. Existem fanáticos, desequilibrados, mitômanos e indivíduos que querem simplesmente cometer um ato no Vaticano pela relevância midiática que o gesto ganharia”.

Trabalho empenhativo

A missão de cuidar da segurança de um Papa que quer sempre estar em contato com as pessoas é particularmente difícil: “O Santo Padre – salienta o comandante – não quer renunciar ao estilo de seu Pontificado, baseado na proximidade com o povo, no encontro direto com o maior número possível de pessoas. Mesmo como Papa, continua a ser um sacerdote ‘pastor’ que não quer se afastar de seu rebanho. Somos nós, da segurança, que temos que nos adequar a ele, e não vice-versa. Nosso dever é fazer de tudo para que ele continue desempenhando seu ministério como crê e quer”.

“Francisco – prossegue – é bem consciente da ameaça existente contra si, mas sua única preocupação é com os fiéis. No Vaticano, inclusive Basílica e Museus, passam todos os dias milhares de pessoas, e elas devem se sentir seguras”, indica.

Momento histórico

Giani assegura que existe colaboração com os países islâmicos, de onde “não só chegam preciosas informações, mas também provas de estima e admiração pelo Papa: “Francisco é visto e respeitado pelo Islã como a mais influente autoridade moral no mundo”, garante.

Os gendarmes do Vaticano são 130. Para ingressar no Corpo, os requisitos são “ser bons cristãos e amar a Igreja, ter estudos superiores e ter pelo menos 1,78 de altura. No último concurso, para 20 vagas disponíveis, apresentaram-se cerca de mil candidatos. Mulheres, por enquanto, não são admitidas.

Domenico Giani está presente sempre ao lado do Pontífice - AFP

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.