Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Defesa Civil informa que volume de chuva foi surpreendente em Dourados

- Publicidade -

25/11/2015 11h59

Defesa Civil informa que volume de chuva foi surpreendente em Dourados

– Para coordenador, mesmo com 50 milímetros de água em apenas uma hora, não houve ocorrência de maior gravidade –

Assecom

O surpreendente volume de chuva na manhã desta quarta-feira em Dourados provocou alagamentos em vários pontos da cidade. No entanto, por conta de uma série de ações desenvolvida pela prefeitura nos últimos quatros, não houve registro de famílias desabrigadas e que justificasse a remoção. “Tivemos cerca de 30 chamados, mas nem todos relacionados a alagamentos”, informou o coordenador da Defesa Civil em Dourados, João Vicente Chencareck.

Ele relatou que a situação desta quarta-feira é totalmente atípica, porque se tratou de uma chuva súbita, com volume intenso em pouco tempo. Segundo dados da Defesa Civil, em apenas uma hora foram registrados 50 milímetros de chuva, “e isso é muito para qualquer galeria de água pluvial”, explica João Vicente, lembrando que o solo já estava bastante úmido por conta das chuvas que tem ocorrido quase que diariamente nos últimos dias.

O mês de novembro, de acordo com a Defesa Civil já registrou 290 milímetros de chuva em Dourados e a média, conforme estatísticas dos últimos 30 anos para esse período, é de 150 milímetros no mês todo.

Túnel – Um dos pontos que sofreu alagamento foi o túnel do Parque das Nações que passa sob a BR-163, pela Rua Honduras. O local estava livre desse tipo de problema desde o início da atual administração municipal, graças a diversos serviços desenvolvidos no local, incluindo a construção de valas de escoamento, que impediam a chegada da água da chuva até ao túnel.

As informações, no entanto, são de que recentemente a empresa responsável pela manutenção da rodovia BR-163 teria feito algumas intervenções próximas ao local, ocasionando a obstrução dessas valas. A Prefeitura vai apurar se houve algo nesse sentido para que, se for o caso, a empresa seja responsabilizada.

Mas ao tomar conhecimento da situação do túnel o prefeito Murilo determinou que equipes da prefeitura fossem até ao local para tomar providencias, desobstruindo os canais de passagem da água e interditando o local para evitar possíveis acidentes.

O túnel é um dos principais acessos entre o Parque das Nações I e o Parque das Nações II, além de outros bairros, com fluxo intenso de veículos de todos os tipos e pedestres. A ação rápida da prefeitura permitiu a limpeza e liberação do acesso em menos de uma hora depois que a chuva cessou. As 11h30 da manhã não havia mais água no túnel.

Chencareck lembra que muitas obras foram executadas em Dourados para resolver os alagamentos em pontos que eram considerados críticos e por conta disso a realidade hoje é totalmente diferente de anos atrás. Mas ele alerta que não bastam apenas as obras, é necessário também que a população tenha consciência de que muitos atos podem ser determinantes para que tragédias sejam provocadas.

O coordenador da Defesa Civil ressalta que o lixo depositado em locais inadequados, nos chamados “lixões clandestinos” é o principal problema. “Esse lixo obstrui canais de escoamento, córregos, e isso gera inundações”, esclarece.

Fotos: Chico LeiteCom ações da prefeitura, túnel do Parque das Nações foi liberado em apenas uma hora depois da chuva cessar

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.