Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dourados lança campanha da Fraternidade no domingo, às 15h

- Publicidade -

11/02/2016 10h20

Dourados lança campanha da Fraternidade no domingo, às 15h

Douradosagora

O Bispo Dom Henrique Aparecido de Lima lança a Campanha da Fraternidade no próximo domingo em Dourados. Este ano a celebração será ecumênica e portanto reunirá todas as religiões.

O evento acontece à partir das 15h com atividades musicais e dinâmica gospel no Parque do Rego D’Água. Ás 16h30 haverá a celebração ecumênica.

Ontem a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançou a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, com foco na preservação ambiental, saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.

Em Dourados, o bispo Dom Henrique explica que os principais pontos de reflexão serão os erros causados a natureza como a poluição industrial, além da consciência sobre a necessidade de se manter os quintais limpos para evitar doenças como a dengue. O Parque do Rego D’Água foi o local escolhido para o encontro por ser um dos maiores complexos ambientais do interior do Estado, já que o tema engloba o assunto natureza. “Estas causas vão muito além de questões religiosas e por isto se faz importante a participação e colaboração de todos por se tratar de bens públicos que merecem nossa atenção ”, destaca o bispo.

  • Saneamento

Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.

Segundo os dados do Ministério das Cidades, através do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (ano 2013), mais da metade da população brasileira ainda não possui acesso às redes de coleta de esgotos e somente 39% dos esgotos do país são tratados. Cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não possuem água tratada e temos mais de 5 milhões de pessoas sem acesso a banheiros. 37% da água potável é perdida em vazamentos, “gatos” ou problemas de medição.

O objetivo geral da CFE será o de fomentar atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta como um todo. A proposta é que todos os parceiros e igrejas envolvidos na articulação promovam discussões e debates regionais mostrando a importância de haver políticas públicas mais eficazes e que permitam que mais pessoas possam receber os serviços básicos.

  • Campanha ecumênica

A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema “Felizes os que promovem a paz”. A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Diocese de Dourados  vai lançar campanha da Fraternidade com foco na natureza em Dourados. (Foto: Marcos Ribeiro/O Progresso)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.