Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dourados ultrapassa meta de vacinação contra a gripe e continua a prevenção

- Publicidade -

Dourados ultrapassa meta de vacinação contra a gripe e continua a prevenção

Município tem apenas três casos notificados, dos 155 registrados no Estado este ano

Assecom

Com as temperaturas em baixa, o alerta da Prefeitura de Dourados é para a prevenção contra a Influenza, doença que costuma ser mais frequente no frio. Dourados superou a meta de vacinação que protege a população mais suscetível. No entanto, todos precisam manter hábitos diários para evitar a gripe.

A meta era imunizar 80% do público alvo, mas o município chegou a 100,88% do estimado. As puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) foram as que mais procuraram se imunizar, chegando a 139,34%. Também receberam as doses gestantes, crianças de até cinco anos de idade, indígenas, idosos, trabalhadores de saúde, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A cobertura vacinal atingida pelo município é muito superior à média atingida por Mato Grosso do Sul que imunizou 81,34% do público alvo. No país, 84,22% procuraram as unidades de saúde para tomar as doses.

A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença. A transmissão da influenza ocorre através de partículas de secreções de pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou contato com as mãos, por exemplo.
“Com mais pessoas imunizadas, temos menos vírus circulando, por isso nossa equipe não mediu esforços para que conseguíssemos atingir essa meta de cobertura vacinal. A partir de agora, contamos com o apoio da população para que continue com os hábitos diários de prevenção”, afirma o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira. Ele ressalta que os cuidados devem ser redobrados pelos que não tomaram as doses.

Para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias a orientação é adotar pequenos hábitos no dia-a-dia. Entre estes, fazer a lavagem frequente e higienização das mãos, principalmente ao consumir algum alimento, tossir ou espirrar; usar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar locais de grande aglomeração de pessoas. Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe também é necessário.
A doença inicia geralmente com febre alta, seguida de dor muscular, de garganta, cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Assim que aparecerem os sinais da doença, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. “O quanto antes iniciar o tratamento melhor e nossas unidades estão preparadas para o atendimento”, explica Nogueira. Através da Atenção Básica também é feito o trabalho de prevenção.

Até o momento Dourados está com índice baixo de casos de influenza. O Boletim Epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostra que o município está com apenas três casos notificados da doença, sendo que nenhum foi confirmado até o momento. “Vale lembrar que estes casos foram notificados antes da chegada do frio. Como as temperaturas baixaram, a tendência é que apareçam mais casos a partir de agora, por isso, contamos com o apoio da população com práticas preventivas”, ressalta Nogueira.
O Estado já registrou 155 notificações da doença, sendo 111 em Campo Grande. Sidrolândia notificou seis casos, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste registram 5 casos cada. Corumbá e Anastácio registraram três casos cada, a mesma quantidade que Dourados. Caarapó e Tacuru, duas notificações cada.
Outros 15 municípios registraram um caso cada. São estes: Amambai, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Fátima do Sul, Iguatemi, Inocência, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Brilhante.

Foto: Assecom/ArquivoLegenda: Vacinação contra a gripe atingiu a meta em campanha

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.