Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Famílias de todo mundo se preparam para o Encontro com o papa Francisco na Irlanda

- Publicidade -

20/06/2018 08h06

Famílias de todo mundo se preparam para o Encontro com o papa Francisco na Irlanda

O objetivo é “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”.

CNBB

“A família é para o papa Francisco e é para todos nós um dom, um motivo de grande alegria e é também uma boa, destaca o bispo da Diocese de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa.

O Encontro Mundial das Famílias foi idealizado pelo papa São João Paulo II em 1992 e acontece a cada três anos.

O objetivo é “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”.

Estão sendo esperados em torno de 15 a 20 mil participantes do mundo inteiro porque esse encontro tem uma grande repercussão na Igreja e nas famílias do mundo inteiro pois é um tema amplo que será trabalhado em diversas palestras, seminários e oficinas de trabalho em diversos idiomas.

Para dom João Bosco este encontro deverá trazer reflexões que haverão de ser trabalhadas depois nas diversas Conferências Episcopais, nos diversos regionais, nas dioceses e paróquias e comunidades de forma muito rica.

O papa Francisco em carta enviada ao cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida diz: “Na verdade, desejo que as famílias tenham um modo de aprofundar a sua reflexão e a partilha do conteúdo da Exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”.

No Brasil, a Igreja já vem se preparando desde que o tema do encontro e algumas indicações do que seria importante refletir foi divulgado pelo Vaticano.

A temática foi assunto da Semana Nacional da Família, das publicações como a Hora da Família e também da revista Vida e Família da CNBB. Além disso, também foi debatido nos encontros dos regionais da Pastoral Familiar no Brasil.

” A gente sabe que o tema é muito amplo, a família sempre volta nos discursos do papa Francisco de modo que isso enriquece profundamente a preparação de todos para este evento”, ressalta dom Bosco.

Do Brasil, além das famílias que se inscreveram, estarão presentes o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa, o assessor nacional da comissão, padre Jorge Alves Filho e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz Zilfredo Stolf e Carmen Rodrigues Stolf.

Os fiéis que participarem do encontro receberão do papa Francisco o dom da indulgência. O decreto divulgado pela Penitenciaria Apostólica explica que que a indulgência plenária será concedida “às condições usuais (confissão sacramental, comunhão eucarística e orações de acordo com as intenções do Santo Padre) aos fiéis que, com a alma desapegada de qualquer pecado, participarão devotadamente de alguma função ‘durante o Encontro’”, na presença do Papa.

Segundo o documento, os fiéis que não puderem participar do evento também poderão obter a indulgência nas condições citadas se, “espiritualmente unidos aos fiéis presentes em Dublin, recitarem o Pai Nosso, o Credo e outras orações devocionais para invocar da Divina Misericórdia os propósitos indicados acima, especialmente quando as palavras do Pontífice forem transmitidas na televisão e no rádio”.

O Encontro Mundial das Famílias de 2018 terá exposições, eventos culturais e concertos por toda a cidade, além de ações solidárias. No dia 26 de agosto, haverá uma Missa Solene presidida pelo papa Francisco, no Phoenix Park.

Famílias de todo mundo se preparam para o Encontro com o papa Francisco na Irlanda

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.