Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Miguel Díaz-Canel é confirmado como novo presidente de Cuba

- Publicidade -

19/04/2018 09h51

Miguel Díaz-Canel é confirmado como novo presidente de Cuba

Candidato único foi aprovado pela Assembleia Nacional após dois dias de debate

G1

HAVANA – O primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Miguel Díaz-Canel foi confirmado nesta quinta-feira como novo presidente do país, que vai suceder o líder Raúl Castro. O nome do candidato, único a ser indicado, foi apresentando na Assembleia Nacional de Cuba na quarta-feira, quando deu-se início a sessão parlamentar para avaliar a indicação. Após deliberação dos 605 conselheiros, ele foi eleito como novo chefe de Estado da ilha.

“Miguel Mario Díaz-Canel, de 57 anos, foi eleito Presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros da República de Cuba pela recém-constituída Assembleia Nacional do Poder Popular em sua Nona Legislatura, que faz sessão desde quarta-feira no Palácio de Convenções de Havana”, informou o blog oficial Cubadebate.

A decisão não foi uma surpresa, já que o engenheiro Díaz-Canel era o candidato único em um país socialista. A data de 19 de abril, escolhida para a sucessão histórica, corresponde ao 57º aniversário da vitória cubana na Baía dos Porcos, quando foram derrotadas as tropas anticastristas arregimentadas e armadas pelos Estados Unidos que tentaram invadir a ilha e derrubar o governo revolucionário. Cuba a considera “a primeira derrota do imperialismo na América Latina” em 1961.

Em Havana, há expectativa para que o sucessor de Raúl continue a implementar as reformas econômicas que a ilha enfrenta desde 2008. Espera-se, por exemplo, que o novo governo possa acelerar a unificação das duas moedas com as quais o povo cubano convive, o que gera grande distorções na vida da população.

  • Raúl ainda presidente

Raúl Castro, de 86 anos, encerrará uma era em Cuba ao passar o poder a um sucessor mais jovem, 12 anos depois de suceder seu irmão mais velho Fidel Castro, que deixou a Presidência oficialmente em 2008, dois anos depois de se licenciar por razões de saúde, e morreu em 2016. O caçula dos irmãos Castro não renunciará a todas as suas funções. Ele continuará atuando como secretário-geral do Partido Comunista de Cuba (PCC) até 2021.

  • Raúl Castro: o líder tímido que prometeu reformas e as deixou pela metade

O processo indica que a transição será suave e paulatino: além da manutenção de Raúl Castro no comando do Partido Comunista Cubano ao menos até 2021, a escolha da elite política da ilha indica que não foi completada a transição geracional que se esperava com o primeiro presidente nascido após a revolução socialista de 1959.

Com 31 membros, o Conselho de Estado tem sete cargos principais: presidente, primeiro vice-presidente, e outros cinco vices. Da cúpula, quatro têm até 57 anos — ou seja, nasceram após a revolução — e três têm mais de 71, representando a velha guarda, conhecida em Cuba como “os octogenários”. Isso além do posto que Raúl manterá.

Foto do líder cubano Raúl Castro com o recém-nomeado novo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel - ISMAEL FRANCISCO / AFPLeia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/miguel-diaz-canel-confirmado-como-novo-presidente-de-cuba-22608735#ixzz5D7u242MMstest

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.