Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

MS recebe 60 caminhonetes para combate a Dengue, Zika e Chikungunya nesta 4ª

- Publicidade -

12/12/2018 08h04

MS recebe 60 caminhonetes para combate a Dengue, Zika e Chikungunya nesta 4ª

Os veículos foram conquistados pelo deputado Geraldo Resende (PSDB) com o apoio da Bancada Federal e o secretário Estadual de Saúde, Carlos Coimbra. Os veículos se somam a outros três conquistados pelo parlamentar em novembro, entregues a Secretaria Estadual de Saúde

Douradosagora

A Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, vai entregar nesta quarta- feira (12), às 17h30 min, em Santa Maria (DF),60 caminhonetes Mitsubishi L 200, cabine dupla, para 53 municípios de Mato Grosso do Sul e para o Governo do Estado. Os veículos foram conquistados pelo deputado Geraldo Resende com o apoio de deputados e senadores do Estado junto ao Governo Federal. O evento contará com a presenta de representantes de todos os municípios contemplados e com o presidente Michel Temer.

As caminhonetes serão utilizadas exclusivamente para ações referentes ao combate do mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. “Esse foi uma das principais solicitações dos prefeitos e foi um trabalho em conjunto com o secretário Estadual de Saúde Carlos Coimbra. Levantamos os índices dessas doenças nos municípios e vimos que uma campanha estruturada e bem planejada é muito importante. Depois do período de chuva e no verão é que essas doenças acometem a população. Estamos dotando as Prefeituras e o Governo do Estado com caminhonetes para este enfrentamento”, afirmou Geraldo Resende, que já foi secretário Estadual de Saúde.

O parlamentar procurou OsneiOkumoto, Secretário Nacional de Vigilância em Saúde em junho deste ano apresentando os dados e solicitando os veículos para os municípios do Estado. “Conheço o Osneihá vários anos, pois ele trabalhou comigo quando fui secretário de Saúde. Ele conhece o Estado e se sensibilizou com os dados que apresentamos a ele”, explicou Resende. Okumoto chefiou a Divisão Médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Nos primeiros seis meses deste ano, 3,2 mil pessoas tiveram dengue no Estado. O número representa 50% das notificações da doença em todo ano de 2017. No ano passado três pessoas morreram em decorrência da patologia. Em 2018, já foram registrados casos de Zika vírus nos municípios de Dourados, Aquidauana, Aral Moreira e Rio Verde. Até outubro foram notificados mais de 550 casos de chikungunya.

No dia 14 de novembro o Ministério da Saúde já havia entregue outras três caminhonetes para a Secretaria Estadual de Saúde para o mesmo fim, conquistadas por Resende. Na data, o secretário Estadual de Saúde Carlos Coimbra estava presente. Uma outra caminhonete também vai ser entregue para o Governo do Estado nesta quarta-feira. Esta ficará à disposição do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem). Confira abaixo a lista de municípios contemplados. Campo Grande ficará com sete veículos e os outros municípios com um cada.

Água Clara

Amambai

Anastácio

Antônio João

Aparecida do Taboado

Aquidauana

Bataguassu

Bela Vista

Bodoquena

Bonito

Brasilândia

Caarapó

Camapuã

Campo Grande

Caracol

Cassilândia

Chapadão do Sul

Coronel Sapucaia

Corumbá

Costa Rica

Coxim

Douradina

Dourados

Eldorado

Fátima do Sul

Guia Lopes da Laguna

Iguatemi

Itaporã

Ivinhema

Japorã

Jardim

Ladário

Maracaju

Miranda

Mundo Novo

Naviraí

Nioaque

Nova Alvorada do Sul

Nova Andradina

Paranaíba

Ponta Porã

Porto Murtinho

Ribas do Rio Pardo

Rio Brilhante

Rio Negro

Rio Verde de Mato Grosso

São Gabriel do Oeste

Selvíria

Sete Quedas

Sidrolândia

Taquarussu

Terenos

Três lagoas

Osnei Okumoto, Geraldo Resende e Marcos Coimbra

MS recebe 60 caminhonetes para combate a Dengue, Zika e Chikungunya nesta 4ª

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.