Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

O Espírito Santo é o protagonista de toda oração, explica o Papa Francisco

- Publicidade -

22/05/2019 08h08

O Espírito Santo é o protagonista de toda oração, explica o Papa Francisco

Na audiência geral desta quarta, o Papa Francisco encerrou o ciclo de catequeses sobre a oração do Pai Nosso, afirmando que “a oração cristã nasce da audácia de poder chamar Deus de ‘Pai’.

Acidigital

Após a oração do Regina Coeli junto aos milhares de peregrinos que se uniram ao Papa Francisco desde a Praça de São Pedro, o Santo Padre falou da oração cristã e recordou como o Espírito Santo reza em nós e é o verdadeiro protagonista de toda oração.

Na audiência geral desta quarta, o Papa Francisco encerrou o ciclo de catequeses sobre a oração do Pai Nosso, afirmando que “a oração cristã nasce da audácia de poder chamar Deus de ‘Pai’.

“Trata-se de um ato de intimidade filial, fruto da graça de Jesus que nos introduz na familiaridade com Deus”, afirmoi o Papa que continuou explicando que em diversas passagens do Novo Testamento, podemos ver como Jesus, com o seu exemplo e palavras, nos ensina o sentido da oração do Pai-Nosso.

“Em meio às trevas, Jesus invoca Deus com o nome de “Abbà”, com confiança filial e embora sinta medo e angústia, pede que seja feita a sua vontade”, destaca o site Vatican News, a página oficial de notícias do Vaticano.

“Quando Jesus fala da necessidade de rezar de modo insistente, lembra-se sempre dos irmãos, sobretudo com a disponibilidade de perdoar as ofensas recebidas. Em suma, Jesus nos ensina que o cristão pode rezar em qualquer situação, seja com expressões retiradas da Bíblia, como os salmos, seja com expressões que brotaram dos corações de tantos homens e mulheres que se sabiam amados pelo Pai”, enfatizou.

Segundo o Papa Francisco, devemos recordar que o primeiro protagonista de toda oração cristã é o Espírito Santo: “É ele que sopra no coração do discípulo e nos torna capazes de rezar como filhos de Deus. É ele que nos ensina a rezar”.

“Este é o mistério da oração cristã: pela graça, somos atraídos ao diálogo de amor da Santíssima Trindade”, sublinhou o Pontífice.

“Assim rezava Jesus, e por vezes usou expressões muito distantes do texto do Pai Nosso. Como quando na cruz, pronunciou as palavras ‘Deus meu por que me abandonastes’. A explicação é que naquele grito de angústia, está o núcleo da relação com o Pai, o fulcro da fé e da oração. Eis porque o cristão pode rezar em qualquer situação”, afirmou ainda.

Francisco concluiu o encontro com os fiéis pedindo que nunca deixemos de recordar na oração ao Pai nossos irmãos e irmãs na humanidade, para que nenhum deles, especialmente os pobres, fique sem consolo e sem uma porção de amor.

Em suas palavras finais, o Papa lembrou a Irmã espanhola Ines Nieves Sancho, missionária assassinada na República Centro-africana, pedindo a todos que rezassem com ele uma Ave Maria.

Por fim, dirigindo-se aos brasileiros presentes na Praça de São Pedro, o Papa recomendou que neste mês dedicado à Virgem Maria, busquemos contemplar mais intensamente a face do Senhor Jesus com a oração do Terço, para que Ele seja o centro de nossos pensamentos, de nossas ações e de nossa vida. E saudou de maneira especial o Cardeal brasileiro José Falcão, arcebispo emérito de Brasília, que completa 70 anos de ordenação sacerdotal.

Papa Francisco na audiência Geral. Foto: Daniel Ibañez/ACI Prensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.