Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Obama: Memória às vítimas de Hiroshima nunca deve desaparecer

- Publicidade -

27/05/2016 07h40

Obama: Memória às vítimas de Hiroshima nunca deve desaparecer

É a primeira vez que um presidente americano em exercício vai ao local do primeiro ataque nuclear do mundo

G1

HIROSHIMA, Japão — Mais de 70 anos depois de uma bomba atômica devastar Hiroshima, um presidente americano visita a cidade japonesa. Barack Obama chegou por volta das 5h da manhã desta sexta-feira e, apesar da homenagem às vítimas, deixou claro que não pediria desculpas. O ataque a Hiroshima, no fim da Segunda Guerra Mundial, deixou mais de 140 mil mortos.

Depois de colocar uma coroa de flores no Memorial da Paz de Hiroshima, Obama defendeu um mundo sem armas nucleares, e disse que a memória às vítimas nunca deve desaparecer.

— Há 71 anos, a morte caiu do céu e o mundo mudou — declarou o presidente diante do memorial das vítimas da bomba lançada pelos EUA em Hiroshima — Viemos aqui para refletir sobre a terrível força desencadeada em um passado não tão distante. Viemos para chorar todos os inocentes mortos naquela terrível guerra. Temos uma responsabilidade de olhar diretamente nos olhos da história. Devemos perguntar o que devemos fazer de maneira diferente para conter tal sofrimento novamente. O progresso tecnológico sem o equivalente progresso nas instituições humanas podem nos condenar. A revolução científica que levou à divisão do átomo requer uma revolução moral também.

A prefeitura de Hiroshima também elogiou a decisão de realizar a visita, e pediu que o presidente americano escutasse as histórias dos sobreviventes do “inferno nuclear”. O prefeito Kazumi Matsui disse que o gesto “passaria uma forte mensagem”, discurso repetido pelos que perderam parentes e amigos na explosão atômica.

A viagem de Obama ocorre meses antes do 75º aniversário do ataque do Japão, então aliado da Alemanha de Hitler, contra a base americana de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, fato que levou os americanos a entrarem na Segunda Guerra.

Presidente Barack Obama abraça Shigeaki Mori, um dos sobreviventes da bomba de Hiroshima - JIM WATSON / AFPLeia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/obama-memoria-as-vitimas-de-hiroshima-nunca-deve-desaparecer-19383520#ixzz49r9r0HTs © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Explosão da bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima em 1945 foi uma das que espalharam elementos radioativos pelo planeta que poderão ser identificados nos registros geológicos por cientistas do futuro Foto: REUTERSLeia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/obama-memoria-as-vitimas-de-hiroshima-nunca-deve-desaparecer-19383520#ixzz49r77kmjx © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Obama coloca uma coroa de flores no Memorial da Paz de Hiroshima - JOHANNES EISELE / AFP Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/obama-memoria-as-vitimas-de-hiroshima-nunca-deve-desaparecer-19383520#ixzz49r7HRsqc © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.