Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Organismos da CNBB fomentam a comunhão e a solidariedade em âmbito nacional

- Publicidade -

11/10/2018 07h54

Organismos da CNBB fomentam a comunhão e a solidariedade em âmbito nacional

Cada um deles vinculado estatutariamente à CNBB mantêm comunhão efetiva com a Conferência programando e executando suas tarefas específicas, em sintonia com as orientações doutrinais e diretrizes pastorais da Conferência.

CNBB

No próximo dia 14 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comemorará seus 66 anos de história. Durante estas décadas, a Conferência não só aprofundou a comunhão dos bispos como também estudou assuntos de interesse comum da Igreja no país, promovendo a ação pastoral orgânica. Como parte dessa história, o portal da CNBB destaca aspectos de sua organização, tais como órgãos constitutivos, suas pastorais e organismos.

Especificamente falando dos organismos, a CNBB mantém um relacionamento particular e constante com eles. São eles os responsáveis por fomentar a comunhão e a solidariedade, em âmbito nacional, entre presbíteros e diáconos, ministros que, em virtude do sacramento da Ordem, são cooperadores especiais dos bispos na evangelização e na edificação da comunhão eclesial.

Visando a promoção da evangelização e a colaboração pastoral para fomentar tal comunhão, a CNBB mantém relacionamento permanente e encontros regulares com essas organizações católicas, que representam, em âmbito nacional, as diversas categorias do Povo de Deus, especialmente com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

Segundo o Estatuto Canônico da Conferência, os organismos vinculados à CNBB atuam no âmbito regional ou local, com a aprovação da autoridade competente, que, na região, é o Conselho Episcopal Regional ou o secretário executivo; na diocese, é a autoridade diocesana e nos institutos de vida consagrada é o respectivo superior. Cada um deles vinculado estatutariamente à CNBB mantêm comunhão efetiva com a Conferência programando e executando suas tarefas específicas, em sintonia com as orientações doutrinais e diretrizes pastorais da Conferência.

Organismos da CNBB fomentam a comunhão e a solidariedade em âmbito nacional

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.