Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

“Os homens podem fazer festa, mas só Deus pode dar a alegria”.

- Publicidade -

“Os homens podem fazer festa, mas só Deus pode dar a alegria”.

Tomei emprestada esta frase do Papa Emérito Bento XVI, para lembrar que nossas ações por melhores intenções que pretendam ter, não podem oferecer a alegria verdadeira.

Amanhã, 13 de junho, a cidade de Dourados terá uma grande alegria, receberá reformado um dos prédios mais importantes e bonitos do município, a Catedral Diocesana, praticamente toda repaginada.
Foram 10 meses de muito trabalho, graças à generosidade dos paroquianos e demais douradenses. A obra refez o telhado, o forro, as paredes, os vitrais, o piso, altar, mesa da Palavra, a iluminação, a Cátedra do Bispo, sonorização nova, houve adequação às normas de segurança, foram feitas duas belas pinturas da Anunciação e Assunção de Maria, além de outras pinturas na entrada e na Capela de Nossa Senhora Aparecida e Divino Pai Eterno. Enfim, só preservamos o belíssimo mosaico e a estrutura das paredes.

O mais impressionante desta maravilhosa reforma, foi como o povo participou, possibilitando que os recursos financeiros necessários não faltassem. Foi surpreendente também o interesse dos agentes sociais, sobretudo da imprensa que deu amplo destaque neste período. A nossa imensa gratidão, aos que colaboraram e ainda continuam colaborando. Em breve poderão ter em mãos o balancete de toda a reforma, para que saibam onde foram aplicados os recursos disponibilizados por cada um.
A obra continuará depois do dia 13, pois muitos detalhes precisam ainda ser feitos, mas as celebrações de finais de semana serão realizadas no Templo. As demais celebrações semanais continuarão na Capela do Santíssimo e no Salão Paroquial.

Uma reforma tão ampla e complexa tem sua razão de ser? Não deveria este dinheiro ser aplicado em favor dos pobres? Estas foram perguntas que permearam minha consciência durante a fase de tomada de decisão do que fazer. Todavia, uma Igreja Catedral que foi a primeira igreja católica da cidade merece ter um dos atributos de Deus: a beleza.

Sua beleza deverá possibilitar que a Palavra de Deus toque os corações e que estes desejem, a exemplo de Jesus, servir os mais necessitados. É importante a beleza do templo e a beleza do coração. Que a reforma da Igreja Casa, seja seguida pela Igreja Família, Comunidade, etc.

São 80 anos de paróquia e 90 anos de comunidade. Ao redor da Igreja da Imaculada cresceu a cidade de Dourados, nela aconteceu à maior parte dos casamentos católicos. Nas suas dependências vimos um dos pilares da educação douradense, o patronato, uma faculdade e serviço social, a assistência aos mais necessitados se destacou ao longo destas oito décadas. Padres mais santos e menos santos passaram por esta Igreja, e muitas lideranças leigas contribuíram decididamente para vitalidade da Paróquia.
Com a conclusão dos trabalhos não começa uma nova etapa, continua e aprimora tudo o que já foi realizado. Agora, olhamos para o passado com gratidão, trabalhamos no presente com decisão e miramos o futuro com esperança.
É bom recordar, estamos apenas começando as festividades do Jubileu Paroquial de Carvalho. Dia 19 de julho realizaremos uma grande festa social, em agosto faremos a Semana da Família, dia 3 de outubro, propriamente o dia do aniversário de 80 anos, teremos a celebração eucarística às 19h, dia 4 de outubro, Pe. Robson presidirá missa às 16h30 na Praça Antônio João, transmitida pela Rede Vida de Televisão para todo o Brasil. No mês de novembro a Imagem da Imaculada Conceição, padroeira da cidade, visitará as paróquias e suas respectivas comunidades em preparação para o novenário da Padroeira, no dia 8 de dezembro teremos surpresas e no dia 20 do mesmo mês, 80 anos de criação do município de Dourados, queremos celebrar com toda a cidade e autoridades políticas.

Um fato marcará a Catedral neste ano Jubilar: a acolhida e posse do novo Bispo Diocesano. São muitas as atividades que nos esperam. Porém, tudo isso gera alegria somente porque foi realizado por Deus. Não foi para projetar pessoas ou locais, mas para a glória do Senhor.
Agora resta dizer a todos: obrigado, obrigado, obrigado!

Pe. Crispim Guimarães

Pároco da Catedral de Dourados

“Os homens podem fazer festa, mas só Deus pode dar a alegria”.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.