Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Outono começa hoje com previsão de chuva e altas temperaturas

- Publicidade -

20/03/2018 07h57

Outono começa hoje com previsão de chuva e altas temperaturas

O regime de chuvas na estação intermediária entre Verão e Inverno poderá surpreender, tanto pela falta como pelo excesso de águas. Na região Centro-Oeste, as precipitações devem diminuir a partir de abril.

Douradosagora

O outono começa hoje às 13h15 com predomínio de altas temperaturas e chuva, mas deve transcorrer em condições de neutralidade no oceano Pacífico, quanto a eventos naturais de maior dimensão, sem La Niña ou El Niño. Por volta ds 6h40 desta terça-feira, primeiro dia do Outuno 2018, a temperatura marcada no termômetro na Avenida Marcelino Pires, centro de Dourados, já marcava 26º C.

Segundo análise do me-teorologista Alexandre Nascimento, especialista do Climatempo, o regime de chuvas na estação intermediária entre Verão e Inverno poderá surpreender, tanto pela falta como pelo excesso de águas. Na região Centro-Oeste, as precipitações devem diminuir a partir de abril.

Durante o outono podem surgir as primeiras grandes frentes frias continentais, que provocam chuvas em alguns dias. Ciclones extratropicais também ficam mais comuns durante a estação. Estes sistemas são fortes centros de baixa pressão atmosférica que podem provocar ventos fortes e chuva volumosa durante sua passagem pelo centro-sul do país.

A atuação destes ventos fortes sobre o mar gera grandes ondas na costa da Argentina, do Uruguai e leste do Brasil, que podem provocar fortes ressacas e danos à beira mar.

O ar polar avança com força suficiente para chegar ao centro-norte do País, provocando friagem. Estas grandes e fortes massas polares, especialmente do meio para o fim do outono, podem provocar geada severa no Sul do Brasil; o frio intenso e a geada devem ocorrer até o Sudeste. É também no fim do outono que atmosfera já começa a apresentar temperaturas que possibilitam a ocorrência de neve no Sul do país. O outuno termina em 21 de junho, às 7h07 (horário de Brasília).

  • Saúde

A combinação de ar se-co, variações constantes de temperatura e poluição, características do outono, já são nocivas à saúde em geral, mas afetam ainda mais quem tem doenças pulmonares obstrutivas crônicas, disse em entrevista à Agência Estado, o médico pneu-mologista, Carlos Castellano Silveira, que é integrante do Conselho Administrativo, Técnico e Operacional da Central Nacional Unimed.

“Não fume, evite o fumo passivo e se vacine contra a gripe”, receita o especialista. Bronquite e enfisema são as doenças respiratórias conhecidas como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Estima-se que em 90% a 95% dos casos sejam provocados pelo tabagismo. Silveira explica que há tratamentos para estas doenças, mas que o ideal seria eliminar o principal causador da doença.

“Há que considerar que o tabagismo também provoca doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer e é fator relevante em hipertensão, úlceras gástricas, reu-matismos, problemas oftal-mológicos, dentre outros”, salienta.

A vacinação contra a gripe, geralmente realizada a partir de abril, também ajuda a evitar complicações das doenças pulmonares. Outras providências recomendadas são manter a casa arejada, mesmo em dias mais frios, praticar exercícios físicos sob orientação médica e seguir os tratamentos prescritos pelo médico.

Termômetro marca 26ºC às 6h40 desta terça-feira, 21 de março de 2018 - foto: Cido Costa/DouradosAgora

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.