Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Prefeitura lança o programa Família Acolhedora

- Publicidade -

30/06/2017 16h18

Prefeitura lança o programa Família Acolhedora

Depto. de Jornalismo

Participou ontem (quinta 29/06) do quadro ‘Juntos Somos Mais’ durante o programa ‘Um Só Coração’ com Ozair Sanabria, Ledi Ferla, Secretária Municipal de Assistência Social, Edineuza dos Santos Moura Guerra, Assistente Social da Prefeitura de Dourados e a psicóloga Monique Xavier. Elas falaram sobre o lançamento do projeto ‘Família Acolhedora’.

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria de Assistência Social), lançou nesta quinta-feira o programa Família Acolhedora. A prefeita Délia Razuk, representantes da secretaria e de entidades que trabalham com crianças e adolescentes e o vereador Alan Guedes participaram do lançamento ocorrido no plenário da Casa dos Conselhos.

O programa propicia o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família biológica por medida de proteção judicial em residência de famílias acolhedoras cadastradas. Para a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, o serviço será um diferencial no município e é uma experiência que leva “afeto e contribui no desenvolvimento”.

“As pesquisas mostram a grande importância do direito a convivência familiar comunitária. É diferente a criança em família, da criança em instituições, pois há um melhor contato afetivo pessoal. É cientificamente comprovado que a família faz bem, mesmo que em algum espaço de tempo a criança tenha que voltar a família de origem. Tenho certeza que o programa será um marco em Dourados”, disse.

A família acolhedora receberá a bolsa do valor de um salário mínimo, sendo que a criança ou adolescente acolhido também receberá o valor. Para participar do programa, estão entre os requisitos: ser maior de 21 anos, sem restrição de sexo ou estado civil; comprovação de anuência de todos os membros da família que coabitam a residência; possuir disponibilidade de tempo e interesse para se dedicar exclusivamente aos cuidados e proteção da criança ou adolescente e garantir condições mínimas de habitação.

“Não se exige um lar perfeito, mas se exige a capacidade de transmitir carinho”, cita a secretária.

A seleção entre as famílias inscritas será por meio de estudo psicossocial pela equipe técnica do programa. Inicialmente o serviço atenderá 15 crianças ou adolescentes e pode ser ampliado futuramente.

Ledi explica que quando irmãos precisarem de acolhimento será priorizado encaminhá-los à mesma família.

A prefeita Délia Razuk destacou a importância do programa e agradeceu aos envolvidos pelo empenho. Ela aproveitou para recordar que já apoiava a ação anteriormente, enquanto vereadora. “Quero agradecer a todos que lutaram para trazer essa iniciativa. A Assistência Social tem feito um trabalho muito bom e quando esse projeto da Família Acolhedora foi me apresentado na Câmara, e eu e o Alan Guedes tivemos a oportunidade de votar, nós tínhamos muitas dúvidas e a secretária Ledi nos mostrou e buscou a construção do projeto que conta com educador, assistente social e psicólogo e nós demos total apoio. Hoje tenho orgulho de lançarmos. Tenho certeza que esse projeto vai alcançar o objetivo e queremos ser referência deste trabalho no Estado”, destacou.

As famílias interessadas já podem se inscrever. Basta procurar a Secretaria de Assistência Social, anexo à Prefeitura.

É necessário a apresentação de Carteira de Identidade do responsável; comprovação de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de residência; certidão negativa de antecedentes criminais; atestado de sanidade física e mental ou avaliação psicológica; comprovante de rendimentos.

Mais informações do programa Família Acolhedora podem ser obtidas no telefone da Secretaria Municipal de Assistência Social – Telefone (67) 3411-7720.

Ouça na íntegra:

Fotos: Rádio Coração

Prefeitura lança o programa Família Acolhedora

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.