Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Preservar a Criação é tarefa de todos

- Publicidade -

Preservar a Criação é tarefa de todos

Dijanira Silva é missionária da Comunidade Canção Nova e locutora da Rádio América 1410 AM, em São Paulo (SP). E-mail: [email protected]

Cada um de nós sabe, ou pelo menos deve saber, o que é bom para a própria vida e quais são os meios que podemos utilizar para preservarmos os bens que conquistamos. Apreciamos a criação da natureza, por exemplo, e somos beneficiados por ela. Ficamos maravilhados com sua beleza que se expressa em tantas formas e cores, tornando nossa vida mais feliz.

A questão é: será que temos cuidado da sua preservação? Precisamos considerar que a natureza, antes de tudo, é um presente que recebemos do Criador, e como todo “dom” traz em si uma tarefa.

Nosso dever, neste caso, é preservar a obra de Deus. O problema é que só lembramos disso, quando algo de errado acontece. A seca que temos vivido nos últimos meses aqui em São Paulo é um exemplo. O que parecia difícil aconteceu e os reservatórios que há anos não haviam atingido níveis tão baixos chegaram a menos de dez por cento da sua capacidade.

O tema ganhou destaque nos meios de comunicação e dicas de como economizar água virou até mesmo tema de concurso nas redes sociais. A população reage como quem acorda de um susto e passa a economizar o máximo possível de água. Mas será que a nossa consciência quanto à responsabilidade na preservação deste bem tão precioso está sendo formada?

Acredito que fazer economia por obrigação ou necessidade não nos levará muito longe. Precisamos, na verdade, tomar consciência de que o planeta nos pertence, e termos atitudes de guardiões perante seus recursos.

Papa Francisco, falando a respeito da Criação do mundo durante celebração no Vaticano no último dia 09, afirmou que preservar a Criação e ter zelo pela natureza é tarefa dos cristãos e não somente dos ecologistas. “Quando ouvimos falar que as pessoas se reúnem para pensar em como proteger a Criação, podemos dizer: ‘Mas são ecologistas?’ Não, não são ecologistas! Isso é ser cristão! Um cristão que não preserva a Criação, que não a faz crescer, é um cristão que não se importa com o trabalho de Deus, aquele trabalho que nasceu do amor Dele por nós”.

Portanto, defender a natureza e agir com responsabilidade na preservação de seus recursos vai além do papel dos ecologistas. Também é missão da Igreja e dever de todos nós! Não podemos esquecer que, para vivermos bem, é preciso que a natureza também viva, e cuidar dos recursos que ela nos oferece é uma forma de agradecermos a Deus, que pensou em nós e nos deu de presente toda a criação.

Dijanira Silva

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.