Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Projeto Congresso Eucarístico Nacional é lançado em Belém (PA)

- Publicidade -

Projeto Congresso Eucarístico Nacional é lançado em Belém (PA)

CNBB

“Arquidiocese de Belém tem em mãos a responsabilidade de mostrar para o Brasil as nossas riquezas. A maior riqueza que podemos oferecer é a nossa fé”, disse o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, no lançamento do projeto do Congresso Eucarístico Nacional 2016 (CEN), no dia 5.

O evento ocorrerá de 15 e 21 de agosto do próximo, com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

A cerimônia de apresentação do CEN, realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), contou com a presença dos bispos dom Alberto Taveira Corrêa e dom Irineu Roman, que formalizaram a parceria entre arquidiocese de Belém e as entidades.

Na ocasião, dom Alberto destacou a importância da parceria para o êxito do Congresso Eucarístico, que comemorará o quarto centenário de Belém e os quatrocentos anos de evangelização na Amazônia. Durante a solenidade, foram apresentados o hino do primeiro Congresso Eucarístico, em Belém, em 1953, e o hino do próximo CEN.

  • CEN2016

A organização estima receber mais de meio milhão de pessoas no Congresso Eucarístico Nacional 2016. São esperados leigos, religiosos, comunidades de vida e religiosa, sacerdotes, além de 300 bispos. O núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, já confirmou presença.

A programação incluirá celebrações eucarísticas no Estádio do Mangueirão; Feira de Exposição Arte-Sacra, Feira Católica, Simpósio Teológico e workshops no Hangar Eventos. Haverá, ainda, procissão eucarística fluvial, no Portal da Amazônia e diversas celebrações nas paróquias e catedral com presidência de cardeais e bispos. A missa de encerramento será no Forte do Presépio, local da fundação da cidade de Belém do Pará e o início da evangelização da Amazônia.

  • História

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. A celebração solene contou com participação de fiéis e bispos de vários países da Europa que, posteriormente, passaram a realizar o evento.

No Brasil, foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro aconteceu em 1933, na cidade de Salvador (BA). Último Congresso teve como sede Brasília, no período de 13 a 16 de maio de 2010.

Outras informações: www.cen2016.com.br

CNBB com informações e fotos da arquidiocese de Belém.

Projeto Congresso Eucarístico Nacional é lançado em Belém (PA)

Projeto Congresso Eucarístico Nacional é lançado em Belém (PA)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.